Política

Renan Filho é eleito senador por Alagoas com 56,9 % dos votos válidos

Renan governou Alagoas até março deste ano

Por Assessoria 03/10/2022 01h11 - Atualizado em 03/10/2022 15h16
Renan Filho é eleito senador por Alagoas com 56,9 % dos votos válidos
Renan Filho - Foto: Reprodução

Com mais de 843 mil votos, Renan Filho (MDB) foi eleito senador por Alagoas neste domingo (02). O ex-governador de Alagoas recebeu 56,9% dos votos válidos, como já apontavam as pesquisas de preferência do eleitorado alagoano.

A expressiva votação, que concede a Renan Filho a única vaga de Alagoas no Senado Federal nesta eleição, confirma a preferência dos alagoanos, que já vinha sendo demonstrada em todas as pesquisas de opinião realizadas no estado, onde o ex-governador sempre figurou com mais de 56% da intenção de votos.

Renan Filho, que governou Alagoas até março deste ano - somando sete anos e três meses em dois mandatos seguidos, foi o governador mais bem votado do estado, o mais bem avaliado pela população e também o mais jovem a assumir o Executivo estadual. Além disso, pesquisa de maio deste ano do Instituto Exata/OP apontou que sua gestão foi a mais bem avaliada do Brasil.

Em seu governo, Alagoas deixou para trás títulos negativos como o de estado mais violento do país e com uma das piores redes públicas de educação para ser o estado que mais reduziu a violência na década, que mais cresceu em qualidade da educação, e que hoje tem as melhores rodovias do Brasil e dois dos maiores programas estaduais de transferência de renda entre todos os estados.

No Senado, Renan Filho afirma que vai trabalhar para fortalecer os principais programas e iniciativas bem-sucedidos implementados em Alagoas. Segundo ele, continuará priorizando o interesse dos mais pobres e o desenvolvimento do Nordeste, e levará sua experiência, capacidade de trabalho, vontade política e habilidade de dialogar para fazer da representação do alagoano no Senado o fortalecimento do Estado.