Política

MP Eleitoral acompanha procedimentos para testes de integridade e de autenticidade das urnas eletrônicas em Alagoas

No domingo (2), serão auditadas 18 urnas na OAB/AL e duas na Unit; testes de autenticidade do sistema ocorrerão nas próprias sessões eleitorais

Por Ascom MPF 01/10/2022 11h30
MP Eleitoral acompanha procedimentos para testes de integridade e de autenticidade das urnas eletrônicas em Alagoas
No domingo (2), serão auditadas 18 urnas na OAB/AL e duas na Unit; testes de autenticidade do sistema ocorrerão nas próprias sessões eleitorais - Foto: Ascom MPF

Na manhã deste sábado (1º), o Ministério Público Eleitoral, representado pelo procurador regional Eleitoral em Alagoas Antônio Henrique de Amorim Cadete, acompanhou o sorteio das urnas utilizadas para testes de integridade (votação paralela) e testes de autenticidade do sistema realização do pleito deste domingo (2), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL).

Participaram do sorteio todas as sessões de todas as zonas eleitorais de Alagoas. Foram sorteadas 23 urnas eletrônicas, sendo que as 20 primeiras urnas sorteadas serão submetidas ao Teste de Integridade e as demais, ao Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

No dia da eleição, 02 de outubro, o Teste de Integridade acontecerá durante o horário de votação, sendo 18 urnas no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica, e duas no Centro Universitário Tiradentes (Unit), no bairro de Cruz das Almas, em Maceió (AL).

As 20 urnas passarão pelo sistema de votação paralela, que consiste numa verificação da correspondência entre o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica e o que foi escrito em uma cédula de papel, em um terminal de apuração independente. Tudo é feito em ambiente filmado e fiscalizado.

As duas urnas que serão auditadas na Unit, além do sistema normal de votação paralela, também fará um teste de biometria, onde o próprio eleitor habilitará o funcionamento da urna eletrônica (fase que normalmente é feita pelo mesário).

“O procedimento é extremamente importante para atestar a segurança e inviolabilidade das urnas eletrônicas. Mais que nunca, a urna precisa não só ser inviolável, mas também parecer ser. E o processo de auditoria, em todas as suas fases e diferentes aspectos, é o melhor meio de comprovar essa integridade e confiança”, comentou Antônio Henrique Cadete, procurador regional Eleitoral.

Estiveram presentes ao evento deste sábado, além do representante do MP Eleitoral, também os juízes auxiliares da Presidência e da Corregedoria Regional Eleitoral, Hélio Pinheiro e Henrique Teixeira, representantes da Comissão Eleitoral, da OAB/AL, e do Observatório Eleitoral, também da OAB/AL. Assim como, representantes do Exército (59º Batalhão) e do Tribunal de Contas da União (TCU).

Saiba mais – A votação paralela é um evento realizado no mesmo dia das eleições, usando um sistema informatizado de captação e contabilização de votos, com o objetivo de demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas eletrônicas.

As 18 primeiras urnas sorteadas são dos municípios de Maceió, Penedo, Joaquim Gomes, Santana do Mundaú, Coruripe, Arapiraca, Batalha, Rio Largo, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Passo de Camaragibe, São José da Tapera, Santana do Ipanema, Água Branca, Messias, Maribondo, Cajueiro, Teotônio Vilela. Todas serão auditadas pelo sistema de votação paralela na OAB/AL.

Na Unit serão auditadas, num “projeto-piloto”, urnas das sessões nº 368 (392 eleitores aptos) e nº 70 (391 eleitores aptos), que funcionam na própria Unit, nestas urnas além da votação paralela, também será feito um teste de biometria com os próprios eleitores das sessões.

Aquelas que passarão por verificação de autenticidade e integridade dos sistemas nas próprias sessões eleitorais também foram sorteadas neste sábado (1º) e são dos municípios de Maceió (Colégio Santa Amélia), Jundiá (E.E.Telmo Ribeiro) e Marechal Deodoro (E.M.Altina Ribeiro Toledo).

Emissão da zerésima – Após a emissão da zerésima, relatório expedido pela urna que comprova que não há nenhum voto no dispositivo – serão iniciados os trabalhos de auditoria, conforme os procedimentos e horários estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a votação oficial. A ordem de votação deverá ser aleatória em relação à folha de votação.

O objetivo final é que seja comprovada a coincidência entre os resultados obtidos nos boletins de urna e os dos relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação paralela e entre as cédulas da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas e o registro digital dos votos apurados.