Política

Só Paulão votou 100% pró-trabalhador

Segundo o DIAP, Lira, Toledo, Bulhões e Vilela são 100% contra; no Senado, Cunha é o mais contrário e Renan o mais favorável

Por Editoria de Política com Tribuna Independente 23/09/2022 06h25 - Atualizado em 23/09/2022 15h10
Só Paulão votou 100% pró-trabalhador
De acordo com o DIAP, Paulão é o único parlamentar por Alagoas que sempre votou em prol dos trabalhadores - Foto: Edilson Omena

Só o deputado federal Paulão (PT), na bancada alagoana no Congresso Nacional, teve 100% de suas votações em prol dos trabalhadores na Câmara dos Deputados. Os dados são do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que realizou um levantamento sobre como os parlamentares – deputados e senadores – votam em temas de interesse do trabalhador.

Através da plataforma “Quem é quem”, o Diap apresenta como todos os parlamentares no Congresso Nacional se portaram em temas de interesse dos trabalhadores. Contudo, o órgão ressalta que a medição se refere somente a temas específicos e que “quem desejar julgar a atuação dos deputados e senadores de forma mais abrangente, alcançando outras votações e aspectos não incluídos nesta plataforma, terá que consultar outras fontes, seja outros rankings de avaliação parlamentar, seja as páginas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na internet, onde estão disponíveis todas as votações e discursos bem como a apresentação de proposições, emendas, relatorias, cargos e destinação de recursos públicos realizadas no âmbito do exercício do mandato”.

Arthur Lira (PP); Sérgio Toledo (PV); Isnaldo Bulhões (MDB); e Pedro Vilela (PSDB) votaram 100% contra os trabalhadores. Contudo, é importante ressaltar que o tucano assumiu o mandato em 2021 no lugar de JHC (PSB) por este ter assumido a Prefeitura de Maceió.

Ainda entre o desempenho dos deputados federais por Alagoas, Tereza Nelma (PSD) é a segunda que mais votou a favor dos trabalhadores, segundo o Diap, com 88,89% de votações a favor e 11,11% contra.

Em terceiro está Severino Pessoa (MDB), mas bem distante dos demais, com 20% de suas votações favoráveis aos trabalhadores e 80% contra.

Nivaldo Albuquerque (Republicanos) votou 87,5% contra os trabalhadores e 12,5% a favor; e Marx Beltrão (PP), 88,89% contra os trabalhadores e 11,11% a favor.

SENADO

No Senado, nenhum dos três senadores votou em 100% contra os trabalhadores, mas o senador Rodrigo Cunha (União Brasil) é aquele com maior índice. Segundo o Diap, 80% de suas votações foram contrárias aos interesses dos trabalhadores e 20% a favor.

Fernando Collor (PTB) aparece em seguida, com 66,67% de votações contra os trabalhadores e 33,33% a favor.

Já o senador Renan Calheiros (MDB) é o que mais votou favorável aos trabalhadores. Suas votações foram em 66,67% favoráveis aos interesses dos trabalhadores e 33,33% contrárias.

CRITÉRIOS

Segundo o DIAP, critérios levados em consideração para a formulação do ranking foram: a importância da matéria sob os pontos de vistas político, econômico e/ou social; o registro nominal do voto de cada parlamentar, excetuando as de forma simbólica quando não há registro do voto por tratarem de matérias consensuais ou em função de manobras regimentais; o grau de disputa entre oposição e situação, exigindo-se em cada votação uma oposição superior a 20% da Casa do Congresso, no caso da Câmara com divergência superior a 100 votos; o aspecto temporal das propostas de leis submetidas para votação pelos parlamentares com vigência permanente ou temporária das políticas públicas; a clareza do dispositivo votado em relação ao objetivo pretendido, de modo a não deixar margens para dúvidas.

A plataforma "Quem é quem" do DIAP pode ser acessada aqui