Política

Maioria dos eleitores alagoanos ignora números de seus candidatos para votar

Segundo a última pesquisa do Ipec em Alagoas, eleitores não sabem o que digitar nas urnas eletrônicas para elegerem seus candidatos

Por Editoria de Política com Tribuna Independente 22/09/2022 06h41 - Atualizado em 22/09/2022 14h33
Maioria dos eleitores alagoanos ignora números de seus candidatos para votar
Segundo o Ipec, os números de Lula e Jair Bolsonaro são os mais conhecidos dos eleitores alagoanos - Foto: Abdias Pinheiro / Secom TSE

Engana-se quem pensa que os eleitores já estão completamente por dentro do processo eleitoral deste ano. Muitos, a poucos dias do pleito, ainda não sabem quais são os números de seus candidatos em Alagoas. Segundo a última pesquisa do Ipec – ex-Ibope –, a esmagadora maioria daqueles que já possuem candidato a governador não sabe o que digitar na urna eletrônica em 2 de outubro.

De acordo com a pesquisa, que divulgou os dados dos 4 principais candidatos, 89% dos eleitores de Rui Palmeira (PSD) não sabem qual o seu número. Desses, 2% responderam errado ao entrevistador e 87% não responderam.

Já no caso de Fernando Collor (PTB), 78% desconhecem seu número – 2% responderam errado e 76% não responderam.

Já entre os eleitores de Paulo Dantas (MDB), 65% não sabem seu número na urna. Desses, 1% respondeu errado ao entrevistador e 64% não respondeu. Entre os eleitores de Rodrigo Cunha (União Brasil), 64% não sabem seu número, sendo que desses, 3% responderam errado e 61% não respondeu.

100% dos eleitores dos demais candidatos a governador não souberam responder o número dos seus escolhidos.

SENADO

Na disputa para o Senado, a situação é semelhante. O Ipec divulgou esse levantamento apenas entre os eleitores de Renan Filho (MDB) e Davi Davino Filho (PP). Entre os eleitores do emedebista, 78% desconhecem seu número na urna. Desses, 2% responderam o número errado ao entrevistador e 76% não responderam.

Já entre os eleitores do pepista, 71% desconhecem seu número. Desses, 1% citou um número errado e 70% não respondeu.

Entre os demais candidatos a senador, 100% desconhecem qual número digitar na urna em 2 de outubro. Desses, 4% disseram um número errado ao entrevistador e 96% não responderam.

PRESIDENTE

O mesmo quadro se apresenta para a eleição presidencial em Alagoas, mas com números bem menores.

Segundo o Ipec, 18% dos eleitores alagoanos de Lula (PT) não sabem seu número para votar. Desses, 1% respondeu errado e 17% não respondeu ao entrevistador.
Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL), 3% responderam errado e 31% não souberam responder.

Entre os eleitores dos demais candidatos a presidente, 85% desconhecem o número de seus escolhidos. 3% responderam errado e 82% não responderam.

REGISTRO

O Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 16 e 18 de agosto em 35 municípios alagoanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa, contratada pela TV Gazeta de Alagoas, foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número AL-01435/2022.

O desconhecimento dos números dos candidatos pode gerar problemas no dia da votação.