Política

Em caminhada com mais de 3 mil mulheres, Renan Filho defende políticas públicas para as alagoanas

Por Assessoria 18/09/2022 16h12
Em caminhada com mais de 3 mil mulheres, Renan Filho defende políticas públicas para as alagoanas
Em caminhada com mais de 3 mil mulheres, Renan Filho defende políticas públicas para as alagoanas - Foto: Assessoria

Mais de 3 mil mulheres se reuniram, neste domingo (18), em Maceió, para demonstrar apoio ao candidato ao Senado Renan Filho (MDB) e ao governador Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição para o Governo de Alagoas. Em caminhada pelo bairro histórico de Jaraguá, Renan Filho e Paulo – que lideram a intenção de votos dos alagoanos, segundo as pesquisas – se comprometeram a reforçar as políticas em favor das mulheres e da população LGBTQIA+ no estado.

“Sou do campo popular, do campo que defende as mulheres, que defende um Estado generoso”, afirmou Renan Filho, ao lado da esposa, Renata Calheiros. O ex-governador destacou as ações e programas implementados ao longo dos últimos sete anos e meio, na sua gestão à frente do Governo de Alagoas, que beneficiam e protegem as mulheres em diversas áreas.

“Tive a oportunidade de construir um hospital das mulheres; criar o Cartão CRIA, que toma conta das mulheres e da primeira infância mais carente; abrir delegacias da Mulher; criar a Patrulha Maria da Penha, que é fundamental para o combate à violência contra a mulher; também criei as Salas Lilás nos CISPs e tenho a honra de dizer que, quando chega um Centro Integrado de Segurança Pública e a Sala Lilás numa cidade, a gente manda um recado claro para a sociedade: que homem que bater em mulher tem que ir para a cadeia”, disse Renan Filho.

O candidato ao Senado Federal também ressaltou que seu sucessor no Governo, Paulo Dantas, é o primeiro governador do país que fez um secretariado majoritariamente formado por mulheres: “Isso é uma quebra de paradigma. Como o Paulo mesmo diz, um governo que tem mais mulheres do que homens deseja que tenhamos mais políticas públicas para as mulheres também”.

Monalisa do Nascimento, maceioense autônoma que participou da caminhada, afirmou que as melhorias da gestão Renan Filho para as mulheres são visiveis: “Além de olhar os bairros de Maceió como ninguém havia olhado antes, ele fez CRIA, que ajuda as mães que precisam de apoio, que não podem trabalhar e recebem o Cartão CRIA. E fez, principalmente, o melhor programa que já existiu, que é o Cartão Escola 10, incentivando os jovens a estudarem e concluírem o ensino médio. Isso é muito bom para as famílias”.

Olhar para os LGBTQIA+ – Presidente do Grupo Gay de Maceió, Messias Mendonça relatou que as políticas voltadas para a população LGBTQIA+ foram reforçadas durante a gestão Renan Filho. As expectativas do líder do movimento para o futuro são positivas. “A diversidade LGBTQIA+ está sendo acolhida e sempre será acolhida pelas pessoas que sabem olhar, como tem feito Renan Filho e como vai fazer Paulo Dantas com a nossa comunidade. Alagoas tem avançado muito”.

Artista Drag Queen, Drag Beuty destacou a melhoria na segurança e o apoio aos artistas como um ponto forte nos últimos sete anos e meio. “O ex-governador Renan Filho nos deu muitas oportunidades para trabalhar, se destacar e exercer nossa cidadania. Sem falar na segurança, que hoje está bem melhor no nosso estado e nós nos sentimos muito mais seguros para trabalhar”, disse.