Política

Alagoas realizará Teste de Integridade de urnas eletrônicas com biometria

Por TSE com Tribuna Hoje 15/09/2022 15h59 - Atualizado em 15/09/2022 17h32
Alagoas realizará Teste de Integridade de urnas eletrônicas com biometria
Simulação do projeto piloto com biometria no teste de integridade das urnas eletrônicas - Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou nesta quinta-feira (15), uma simulação do projeto-piloto com biometria no Teste de Integridade das Urnas Eletrônicas das Eleições 2022. No dia das eleições, o convite para participar do Teste de Integridade com Biometria será voluntário e o eleitor que aceitar não vota duas vezes.

O Teste de Integridade é realizado desde 2002. Este ano, serão testadas 641 urnas.

Ao todo, 19 estados foram selecionados para a realização do teste biométrico. São eles: Alagoas, : Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Das 641 urnas que vão participar dos testes espalhados por todas as 27 unidades da Federação, 56 serão escolhidas aleatoriamente para serem testadas, o que equivale a 8,74%.

Como é realizado o teste:


O Teste de Integridade, previsto na Resolução TSE nº 23.673/2021 já ocorre há 20 anos nas eleições. É uma votação pública, aberta e auditada, realizada em urna já pronta para a eleição. O processo é filmado, os votos são digitados na urna, contados e o resultado comparado à totalização.

O teste serve para atestar o grau de confiança nas urnas eletrônicas, que ocorre nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) no mesmo dia do pleito, e é acompanhado por empresa de auditoria externa. O processo consiste em uma espécie de batimento, cujo objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo que será contabilizado pelo equipamento.