Política

Piso salarial da enfermagem em Alagoas é lei e deve ser cumprido, diz Renan Filho

Ex-governador de Alagoas foi às redes sociais na tarde desta segunda para se manifestar sobre a suspensão do piso nacional da enfermagem pelo STF

Por Assessoria 05/09/2022 14h25 - Atualizado em 05/09/2022 15h57
Piso salarial da enfermagem em Alagoas é lei e deve ser cumprido, diz Renan Filho
Renan Filho, candidato ao Senado - Foto: Assessoria

O ex-governador de Alagoas Renan Filho (MDB) foi às redes sociais na tarde desta segunda-feira (05) para se manifestar sobre a suspensão do piso nacional da enfermagem pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele lembrou que, em Alagoas, a categoria tem seu piso garantido por lei específica e disse que vai cobrar o seu cumprimento.

“Enfermeiras(os) em Alagoas já aprovamos o piso salarial da enfermagem. Temos legislação própria e vigente que deve ser cumprida. Contem comigo! Se vc trabalha em alguma instituição que não cumpre o piso, denuncie ao Ministério Público, que é o fiscal da lei. Estamos juntos”, escreveu.

O candidato ao Senado Federal ressaltou que a decisão do Supremo é específica ao Piso Salarial Nacional e não interfere na remuneração da categoria em Alagoas. “O piso salarial alagoano está vigente e deve ser cumprido. Eu vou acompanhar e cobrar o cumprimento!”, enfatizou.

O piso salarial da enfermagem foi sancionado pelo então governador Renan Filho em janeiro deste ano e garantiu remuneração mínima para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

“Eu tenho trabalhado duro para fazer tudo o que posso para o Estado avançar. E o Estado de Alagoas tem avançado, mesmo em meio a tantas dificuldades que vive o Brasil”, declarou Renan Filho na época.

O projeto, que foi aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa, regula o piso salarial mínimo dos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde públicas e privadas no Estado de Alagoas, com base em jornadas de trabalho de 30 horas semanais. Os valores serão escalonados com aumento gradual de 2022 até 2025.