Política

Lula: atentado contra Cristina Kirchner é alerta para o Brasil

Ex-presidente telefonou para prestar solidariedade à vice-presidenta da Argentina e disse que a sociedade brasileira aprendeu a importância da democracia, da tolerância e da paz

Por Assessoria 03/09/2022 17h07 - Atualizado em 04/09/2022 10h48
Lula: atentado contra Cristina Kirchner é alerta para o Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva telefonou hoje para a vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner - Foto: Assessoria

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou hoje para a vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, para prestar solidariedade após a tentativa de assassinato sofrida em frente à sua casa, em Buenos Aires. Lula disse que a violência contra uma importante liderança latino-americana acende o sinal de alerta naqueles que defendem a democracia no Brasil.

“O bom senso indica que temos que ter isso como alerta com o que pode acontecer no Brasil. Nós estamos vendo todo santo dia na imprensa uma insinuação. E quem faz insinuação pode cumprir o que está prometendo”, disse. “Então, eu acho que todos nós que somos políticos, temos que estar atentos à violência daqueles que não sabem viver democraticamente”.

Lula disse que os brasileiros aprenderam a importância da democracia. “A sociedade brasileira aprendeu nos últimos tempos o quanto é importante a paz, o quanto é importante a tolerância e o quanto é importante a democracia. Isso que aconteceu na Argentina, que já tinha acontecido em outros países, que têm acontecido provocações no Brasil (…) isso não acontecia na política”, alertou.

Violência


O ex-presidente disse que Bolsonaro é um adversário habituado a mentir, que agride verbalmente mulheres e estimula a violência. “O atual presidente da República e candidato não está habituado a conviver democraticamente. Ele não está habituado a ouvir nenhum segmento da sociedade. Ele vai terminar o mandato dele sem nunca ter se reunido com sindicalistas, quilombolas, indígenas, com entidades que representam mulheres, ou seja, ele não se reúne com ninguém, só com a turma dele para criar notícias falsas”, criticou.

A transposição do Rio São Francisco é um dos exemplos mais emblemáticos. Jair Bolsonaro tenta atribuir para si a obra, mesmo ela tendo sido idealizada por Dom Pedro II, no século XIX, e mais de 80% realizada por Lula e Dilma Rousseff, que entregaram quase 90% do projeto.

“Ele é um presidente que conta sete mentiras por dia e faz questão de mentir. No debate que participei com ele, era uma desfaçatez. Agora ele colocou a mulher dele na televisão fazendo propaganda que levou água para o Nordeste, quando todo mundo sabe que depois do Dom Pedro tentar fazer a transposição, mais de 100 anos depois, foi o governo do PT que teve coragem de fazer a transposição do Rio São Francisco e levar água para 12 milhões de famílias que vivem no semiárido.”

;feature=emb_title