Política

Ao lado de Dr. Wanderley, Renan Filho destaca revolução na saúde pública de Alagoas

Por Assessoria 28/08/2022 17h52
Ao lado de Dr. Wanderley, Renan Filho destaca revolução na saúde pública de Alagoas
Ao lado de Dr. Wanderley, Renan Filho destaca revolução na saúde pública de Alagoas - Foto: Assessoria

A transformação radical da saúde pública em Alagoas deu o tom do discurso de Renan Filho, candidato ao Senado pelo MDB, durante o lançamento da candidatura de Dr. José Wanderley (MDB) para deputado estadual, neste domingo (28), em Maceió. A cinco dias de entrar para o pequeno rol de estados que possuem hospitais públicos especializados em atendimento cardiológico, Alagoas hoje já tem seis novos hospitais e dez UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em funcionamento, após quase 50 anos sem receber a construção de unidades de saúde pública.

“A gente olhava para os estados vizinhos e se perguntava por que eles construíam hospitais e essas coisas não chegavam em Alagoas. Com investimentos em alta e boa governança, construímos o maior parque de saúde pública que um estado levantou nesse momento. Nós construímos dez UPAs no estado, sete delas em Maceió, que era a única capital do Brasil que não tinha uma UPA funcionando. Só as UPAs de Maceió têm capacidade para atender 840 mil pessoas por ano. Além disso, construímos seis grandes hospitais”, relembrou Renan Filho, destacando que o conjunto de investimentos gerou 10 mil empregos diretos para profissionais da saúde em Alagoas.

Com o projeto e a construção iniciados na gestão de Renan Filho à frente do Governo de Alagoas, o Hospital do Coração será inaugurado na próxima sexta-feira (2). O governador Paulo Dantas (MDB), candidato à reeleição, afirmou que o equipamento vai dar todas as condições para que os profissionais cuidem dos pacientes com problemas cardíacos. “Poucos estados no Brasil têm um hospital público cardiológico para atender à comunidade gratuitamente. E esse será comandado por quem entende, que é o nosso querido Dr. Wanderley”, disse.

Atual vice-governador, o médico cardiologista José Wanderley relatou como surgiu o projeto do hospital na gestão Renan Filho. “Há dois anos e meio eu fui conversar com o [então] governador Renan Filho para dizer que as pessoas estavam morrendo com dificuldade de se internarem para fazer uma cirurgia de coração ou colocar um marca-passo, e ele imediatamente atendeu o pedido. Meses depois, estava autorizando o início dessa obra espetacular que é o Hospital do Coração Alagoano Adib Jatene. É, seguramente, o melhor equipamento de cardiologia de Alagoas, e é para a população do SUS”, afirmou.

“Um governo que não cuida de suas crianças, nem de seus velhos, não merece ser chamado de governo. É um arremedo de governo”, ressaltou Wanderley.

Presente ao lançamento da candidatura, o senador Renan Calheiros (MDB) lembrou que, ao assumir o governo em 2015, Renan Filho encontrou o Estado com metade dos leitos hospitalares do vizinho Sergipe, que tinha uma população menor. “Hoje nós suplantamos essa situação. Avançamos na construção de grandes hospitais, UPAs e hoje nossas condições na saúde são as melhores. Com o governador Renan Filho, Alagoas andou para frente”, finalizou.