Política

UB, PSOL e UP confirmam nomes ao Governo de Alagoas

Partidos realizaram as suas covenções eleitorais e até sexta, dia 5, mais candidatos devem ter seus nomes homologados na disputa

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente 02/08/2022 06h25 - Atualizado em 02/08/2022 12h41
UB, PSOL e UP confirmam nomes ao Governo de Alagoas
Rodrigo Cunha está em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto - Foto: Edilson Omena

Três partidos confirmaram no último final de semana os nomes dos candidatos que irão disputar o Governo de Alagoas na eleição deste ano. Em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto que vêm sendo divulgadas nas últimas semanas no estado, Rodrigo Cunha teve a sua candidatura homologada pelo União Brasil (UB), durante convenção cartorária ocorrida no sábado (30).

Rodrigo Cunha, que está licenciado do cargo de senador, terá como vice a deputada estadual Jó Pereira (PSDB). A chapa também conta com apoios do prefeito de Maceió, JHC (PSB) e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

“Fico honrado com esta escolha. Alagoas merece mais, e vamos levar esta mensagem, junto com nossas propostas, para todo o estado. Precisamos avançar e há muito o que se trabalhar pelo bem de nossa gente. Vamos dialogar com todos e apresentar este projeto coletivo, rumo ao desenvolvimento de nossa sociedade”, disse Rodrigo Cunha.

Para Jó Pereira, estar na compondo a chapa como vice é motivo de orgulho. “Estou orgulhosa e ciente deste enorme desafio. Vamos fazer uma campanha limpa e propositiva para garantir políticas públicas em prol da maioria, principalmente dos mais carentes”, afirmou.

União Brasil, PSDB/Cidadania, além de partidos como o PSD e o PP, também homologaram em sua aliança o entendimento de que o deputado estadual Davi Davino Filho será o candidato de todos ao Senado Federal.

PSOL

O Partido do Socialismo e Liberdade (PSOL) realizou sua convenção política também no sábado. O partido apresentou as candidaturas do professor Cícero Albuquerque ao Governo do Estado e de Eliane Silva para vice-governadora. Ela compõe a coordenação nacional do PSOL, é dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e moradora do Benedito Bentes, em Maceió, onde luta pela vida da população negra, da juventude e por mais dignidade aos moradores das periferias de Alagoas.

“Nós que somos mulheres de quebrada e de periferia sabemos muito bem quem sofre na ponta, em todos os municípios alagoanos. Principalmente nesse momento que estamos vivendo, de desgoverno. Nós não temos culpa, mas estamos sofrendo. Sou do Benedito Bentes e represento e me sinto representada por toda mulher que sofre na rua pelo genocídio da juventude”, disse a candidata durante o evento.

UP

Os militantes e apoiadores da Unidade Popular (UP) também realizaram nesse fim de semana a Convenção Eleitoral para aprovar as candidaturas do partido em Alagoas.

Lenilda Luna foi oficializada candidata à deputada federal e Vania Gomes e o jornalista Deraldo Francisco são os candidatos da legenda à Assembleia Legislativa do Estado (ALE).

A convenção também aprovou o apoio aos candidatos Professor Cícero Albuquerque ao Governo e Mario Agra ao Senado por Alagoas.

MAIS NOMES

Os demais partidos têm até a próxima sexta-feira (5) para oficializar suas candidaturas. Paulo Dantas deve ser oficializado como candidato ao Governo de Alagoas pelo MDB, assim como Renan Filho ao Senado. Fernando Collor pelo PTB e Rui Palmeira pelo PSD devem disputar o Governo do Estado. No final de semana, o ex-prefeito de Maceió reforçou que não irá desistir da disputa.

“Aos que se acham donos do estado, quero dizer que eles podem ter mais recursos financeiros, mas tenho história de trabalho e o povo de Alagoas ao meu lado, e não adianta inventar fakenews, sou pré-candidato a governador”, afirmou Rui Palmeira.