Política

Jornalistas vão eleger nova diretoria da Fenaj

Por Tribuna Independente 23/07/2022 10h15
Jornalistas vão eleger nova diretoria da Fenaj
Jornalista Samira de Castro, do Ceará, é candidata única para presidência da Federação Nacional da categoria - Foto: Adailson Calheiros

As eleições para a renovação da diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Conselho Fiscal e Comissão Nacional de Ética ocorrerão nos dias 26, 27 e 28 de julho deste ano. Podem participar profissionais sindicalizados adimplentes com sua mensalidade sindical. A FENAJ mantém o pioneirismo de ser a única federação sindical no Brasil eleita pelo voto direto da categoria.

E inova, este ano, com a realização de um processo eleitoral totalmente eletrônico e on-line. Para ter acesso ao sistema de votação, o jornalista receberá em seu e-mail, um link que permitirá o seu voto. É importante estar com os dados cadastrais atualizados junto ao Sindicato local, para receber as orientações e a senha que dará acesso à urna virtual. Em Alagoas, o Sindjornal vai disponibilizar um computador no dia 28, das 9 às 17h, em sua sede provisória localizada no prédio da CUT, no bairro da Cambona, para que os sindicalizados com dificuldade de acesso virtual possam exercer seu direito de voto.
CHAPA ÚNICA
A jornalista cearense, Samira de Castro, concorre à presidência da Federação, encabeçando a chapa “Unidade na Luta – Em Defesa do Jornalismo, dos Jornalistas e da Democracia”, que reúne 32 componentes representantes de todas as regiões do país e da maioria dos Sindicatos filiados à FENAJ. Alagoas está representada pela jornalista Valdice Gomes, que integra a chapa como candidata ao cargo de Secretária de Gênero, Raça e Etnia.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Izaias Barbosa, alerta para a importância da união da categoria neste momento de intimidações ao livre exercício da atividade jornalista. Ele ressalta que “a participação expressiva dos jornalistas na eleição da FENAJ é uma das formas de respaldar a entidade na luta pela liberdade de imprensa e pela democracia, tão ameaçadas atualmente”.