Política

Tribuna é barrada por equipe de Bolsonaro durante entrega de residenciais no Vergel do Lago

Por Tribuna Hoje 28/06/2022 18h01
Tribuna é barrada por equipe de Bolsonaro durante entrega de residenciais no Vergel do Lago
28, 1.120 moradias foram entregues a famílias de baixa renda nos bairros do Vergel e Benedito Bentes, em Maceió - Foto: Edilson Omena

Profissionais de jornalismo da Tribuna Independente foram impedidos de atuar na cobertura da visita oficial do presidente Jair Bolsonaro, na manhã desta terça-feira (28), no bairro do Vergel do Lago, em Maceió. 28, 1.120 moradias foram entregues a famílias de baixa renda nos bairros do Vergel e Benedito Bentes.

De acordo com o repórter fotográfico da Tribuna Independente, Edilson Omena, mesmo com o credenciamento realizado um dia antes, não conseguiu entrar para fazer o seu trabalho.

“Fomos informados na área de credenciamento, na entrada do evento da entrega das chaves dos residenciais no Vergel, de que não poderíamos entrar e que se quisesse participar da cerimônia seria como cidadão normal, e que o equipamento teria que ser deixado no carro. Ainda insisti, mas não teve outro jeito que retornar para a redação sem o trabalho concluído”, disse.

A vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Valdice Gomes, repudiou o episódio e o classificou como uma falta de respeito aos profissionais da imprensa no seu livre exercício da atuação.

“A imprensa é um dos pilares da democracia e infelizmente esse desrespeito tem sido visto não somente em Alagoas, mas em outros estados brasileiros. O leitor, os telespectadores têm o direito à informação e saber o que o presidente está fazendo, principalmente quando se trata de uma visita oficial, mas a ignorância é tanta que nem sequer pensa que o trabalho deles, enfim a ação deixa de ser divulgada”, destacou Valdice Gomes.

“Todos os meses divulgamos este tipo de violência contra jornalista, contra o livre exercício da profissão e só temos a repudiar a mais um ato de respeito desta pessoa que está no cargo de presidente da republica, mas que não respeita os pilares da democracia”, criticou.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Isaías Barbosa, é incrível como a equipe do governo Bolsonaro consegue se superar negativamente a cada dia.

“Está mais do que comprovado que Bolsonaro não gosta de jornalista, não gosta da imprensa, não gosta da exposição da verdade dos fatos, até mesmo em um evento de inauguração de uma obra pública, paga com os nossos impostos”, observou.

“Seria a divulgação de uma obra que ele está inaugurando e até isso ele vem cerceando. Repudiamos este tipo de atitude do governo com os jornalistas, com a imprensa e da sociedade saber o que está acontecendo no país”, completou Isaias Barbosa.