Política

Candidato ao Quinto Constitucional participa de sabatina e destaca seus principais compromissos

Por Assessoria 24/06/2022 10h14
Candidato ao Quinto Constitucional participa de sabatina e destaca seus principais compromissos
Alberto Maya - Foto: Assessoria

O candidato ao cargo de desembargador pelo Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Alberto Maya participou de uma sabatina, na última quinta-feira (23), promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). Entre os assuntos debatidos por Maya, estão as pautas relacionadas a sua campanha como a defesa dos honorários, prerrogativas, a celeridade processual, a defesa da mulher advogada, entre outros.

Na ocasião, Alberto Maya enfatizou sobre a importância da correta fixação dos honorários. “Honorários são alimentos! Este ano, o STJ decidiu de maneira sábia pela aplicabilidade do Artigo 85 parágrafos 2º e 3º, CPC, e não pode mais os tribunais decidirem por equidade, e isso foi incorporado ao nosso Estatuto”, disparou.

A medida de urgência também foi um tema levantado pelo candidato. Segundo Maya, as medidas precisam ser decididas em tempo hábil. “habeas corpus, mandado de segurança, tutela antecipada, cautelares, elas são urgentes por si mesmas, pela natureza. Não deve um desembargador passar um mês com um mandado de segurança para decidir e no final disso, ele perdeu o objeto”, explicou.

Durante a realização da sabatina, Maya destacou, ainda, a importância de um dos seus principais compromissos. “Sempre defendi a paridade de gênero. O compromisso que permeia toda a minha campanha, desde o começo, mesmo antes de sair o Edital da OAB, é que sempre fui e sou favorável à paridade entre homens e mulheres e ratifico que o nosso gabinete será o gabinete paritário, porque elas merecem. Hoje, a mulher já é maioria nas bancas escolares e na OAB, falta agora no mercado de trabalho”.

O evento foi transmitido ao vivo pela plataforma Youtube, canal oficial da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) no YouTube e contou ainda com a participação dos integrantes da Comissão Especial do Quinto Constitucional, além de toda a diretoria da entidade. A eleição está marcada para o dia 8 de julho deste ano.