Política

Quinto Constitucional: Rosemary Francino defende gabinete acessível: 'A advogada é a ponte entre a sociedade e o Judiciário'

Por Assessoria 20/06/2022 13h28 - Atualizado em 20/06/2022 15h02
Quinto Constitucional: Rosemary Francino defende gabinete acessível: 'A advogada é a ponte entre a sociedade e o Judiciário'
Rosemary Francino - Foto: Assessoria

Ter um gabinete acessível para ouvir as demandas da sociedade e da advocacia é uma das propostas da candidata à vaga de desembargadora do Tribunal de Justiça de Alagoas por meio do Quinto Constitucional, Rosemary Francino.

Rosemary atua na advocacia há 17 anos e tem experiência no serviço público e privado. Ela foi diretora-jurídica da Companhia Alagoana de Recursos Humanos e Patrimoniais durante 13 anos.

Candidata com uma campanha independente, Rosemary afirma que conhece as dores da advocacia e a necessidade do público. Ela também destaca a importância dos honorários advocatícios.

“Conheço bem a necessidade do serviço público, e sofro com a morosidade e entendo que a advocacia também quer celeridade processual para que possa dar resposta ao seu constituído e garantir o seu sustento. É por isso que quero um gabinete mais humanizado e aberto para todos”, comenta. Para Rosemary, receber honorários justos é prerrogativa da advocacia.

A candidata também reforça que apesar da escolha dos nomes que serão enviados para a lista sêxtupla do Tribunal de Justiça de Alagoas serem via advocacia, a sociedade deve estar atenta ao debate.

“A advogada ou advogado é a ponte da sociedade para o Judiciário. Muitas pessoas acham que essa escolha do novo desembargador ou desembargadora não atinge a sociedade, mas tudo está ligado de forma direta. É preciso que a sociedade esteja atenta ao debate. Nós só temos uma mulher desembargadora atualmente, por exemplo. E lutamos por um Judiciário mais representativo. Será que a sociedade está atenta a isso?”, questiona.

Rosemary tem se destacado por sua atuação, por sua história de vida, principalmente na defesa pela paridade de gênero e cotas.

“Busco a igualdade de gênero e o combate de forma efetiva ao racismo e a intolerância religiosa como instrumento de desenvolvimento e garantia da democracia”, reforça.

Segundo os bastidores, o nome de Rosemary está entre os mais cotados para entrar na lista sêxtupla por sua simplicidade e determinação.