Política

Assassinatos de Dom Philips e Bruno Pereira: o maior dano à imagem do Brasil dos últimos anos

Opinião é de diplomatas brasileiros; um dos impactos negativos nas mortes dos ativistas deverá ser a pretensão de Bolsonaro de ascensão do país à OCDE

Por Julinho Bittencourt com Revista Fórum 20/06/2022 08h39
Assassinatos de Dom Philips e Bruno Pereira: o maior dano à imagem do Brasil dos últimos anos
Dom Philips e Bruno Pereira - Foto: Reprodução

O assassinato do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira é o episódio com maior potencial de danos à imagem brasileira dos últimos anos, de acordo com diplomatas brasileiros entrevistados pela coluna Painel, da Folha.

A despeito de envolver a morte de um jornalista estrangeiro, a morte do indigenista e do jornalista exalta e reafirma o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus ataques à imprensa, descaso com os indígenas e a entrega da Amazônia a interesses econômicos.

OCDE

Um dos impactos negativos nas mortes dos ativistas a médio e longo prazo será a pretensão de Bolsonaro de ascensão do país à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Brasil deverá ser questionado nas próximas reuniões sobre OCDE a respeito de crimes cometidos na região, consideram os diplomatas.

Marcelo Guaranys, secretário-executivo do Ministério da Economia, admitiu que o país deverá ser pressionado na questão ambiental nas negociações para entrar no "clube dos ricos".

O caso ainda aumenta a percepção exterior de que o país não age para combater índices de desmatamento na região. Dados sobre a devastação na floresta deverão ser divulgados entre julho e agosto.