Política

Paulão cita postura diante das chuvas para comparar Lula e Bolsonaro

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Hoje 17/06/2022 11h45
Paulão cita postura diante das chuvas para comparar Lula e Bolsonaro
Deputado federal Paulão - Foto: Sandro Lima/arquivo

A diferença de postura de Jair Bolsonaro (PL) diante dos estragos ocorridos em cidades alagoanas após as fortes chuvas – que ainda caem no estado – para a que Lula (PT) teve quando as cheias de 2010 foi ressaltada pelo deputado federal Paulão à reportagem do portal Tribuna Hoje.

“Estamos com milhares de desabrigados e o atual presidente não fez uma visita a Alagoas e alocou recursos na ordem de R$ 6 milhões. E repare a diferença para 2010. Tivemos uma tromba d’água no Vale do Paraíba, num sábado, quando foi na terça-feira seguida, Lula, que era o presidente, alocou mais de R$ 800 milhões e veio até Alagoas ver in loco os estragos causados naquelas chuvas”, lembra o parlamentar.

Paulão ainda critica a falta de ações para o fomento de moradias dignas do governo Bolsonaro.

“O governo atual culpa as pessoas por morarem perto de rios. Mas se o Estado planeja, as pessoas têm direito a moradia correta, com saneamento. Mas Bolsonaro sempre coloca a responsabilidade nos outros. Veja o que ele faz com os combustíveis e o que fez durante o auge da pandemia”, afirma o deputado federal do PT.

Paulão também atacou o fim de políticas públicas voltadas aos mais pobres, o que ocasionou a volta do Brasil ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Bolsonaro fez um desmonte das políticas públicas, em alinhamento com o centrão, no Senado pelo Ciro Nogueira – que agora é ministro – e na Câmara dos Deputados, pelo Arthur Lira. O orçamento secreto é o esvaziamento das políticas públicas. Se tirou os recursos dessas ações e colocou na mão de poucos parlamentares, sem critério nenhum”, pontua. “Lula colocou os mais miseráveis na agenda política e tirou mais de 30 milhões da fome, mas esse irresponsável trouxe esse tanto de volta para a fome. As pessoas para comer proteína, estão comprando osso. É um rebaixamento da qualidade de vida enorme”, completa.

FRENTE AMPLA


Paulão também reforçou a importância da composição de chapa entre Lula e Geraldo Alckmin (PSB), que já foram adversários na eleição de 2006, quando o petista foi reeleito presidente da República.

“Em minha visão, temos um psicopata no poder que está colocando todas as regras da democracia no lixo. Todas elas. E é por isso que Lula teve a compreensão política, junto com o Alckmin, para formar essa unidade porque nesse momento. O que está em jogo é democracia”, defende.