Política

'PSB em Alagoas não está totalmente fechado com a posição de JHC', afirma presidente do PT em Alagoas

Segundo Ricardo Barbosa, muitos militantes do PSB discordam do apoio dado ao grupo liderado por Arthur Lira no estado

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Hoje 17/06/2022 11h14
'PSB em Alagoas não está totalmente fechado com a posição de JHC', afirma presidente do PT em Alagoas
Ricardo Barbosa, presidente do PT em Alagoas - Foto: Sandro Lima/arquivo

O presidente estadual do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, afirma que nem todos os militantes do PSB em Alagoas estão com a mesma posição eleitoral do presidente do partido no estado, o prefeito de Maceió, JHC. Ao portal Tribuna Hoje, o dirigente petista afirmou que muitos discordam da presença do partido no campo liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

“A relação com o PSB é legal, que vai se dar numa coligação. Mas sabemos que a opção do PSB, até aqui e principalmente através do prefeito da capital, por outra candidatura, do atraso do Brasil e que aqui se reflete nas posições dos dirigentes do PSB de Alagoas”, pontua. “Mas eu soube que haverá dirigentes locais do PSB que devem participar do ato de hoje [sexta-feira, 17] à tarde. O PSB e seus militantes não estão totalmente fechados com a posição do prefeito de Maceió”, completa Ricardo Barbosa.

O presidente do PT local ressalta o alto índice das intenções de voto em Lula no estado e como os apoios do atual governador Paulo Dantas, do senador Renan Calheiros e do ex-governador Renan Filho influenciam na escolha dos eleitores, assim como a aceitação ao ex-presidente ajuda os emedebistas.

“Em Alagoas, Lula já tem mais de 57% das pesquisas. No interior, já há cidades que Lula chega a 93% das intenções de voto, como é o caso de Olho D’água do Casado. A média no Sertão passa de 80%. E na capital, Lula já passa de 45% e isso vai se refletir na atividade desta sexta à tarde”, comenta. “O apoio do senador Renan Calheiros, do ex-governador Renan Filho e do atual governador Paulo Dantas influencia, e muito, no desempenho de Lula – e seu vice, Geraldo Alckmin – em Alagoas, como também Lula ajuda na eleição de Renan Filho e Paulo Dantas. Quando o povo alagoano começa a ter conhecimento que Paulo Dantas é o candidato de Lula a governador, já começa a reverter o quadro inicial nas pesquisas. O povo começa a saber que o governador está ao lado de Lula e do povo”, completa Ricardo Barbosa.

Ainda de acordo com ele, a vinda de Lula a Alagoas e sua passagem por outros estados no Nordeste, reforça o compromisso do ex-presidente com a região.

“Essa série de visitas que Lula faz no Nordeste mostra o apreço dele pela região. Como Lula mesmo diz, seu objetivo é recuperar a capacidade do governo olhar para os mais pobres. Foi isso que deixou de existir com a saída dos governos do PT, que sempre tiveram a capacidade de ter um olhar para erradicar a pobreza, de colocar os mais pobres no mercado de consumo, política que tirou o Brasil do Mapa da Fome e elevou o país para a sexta potência econômica do mundo”, afirma. “A fome voltou e estamos vendo novamente nossas crianças nos semáforos. Coisas que já não víamos mais. O brasileiro está voltando a ter medo da fome, que é horrenda, mata. Mas o povo sabe a capacidade que Lula tem de retomar um governo com um olhar para mudar isso”, completa o presidente do PT em Alagoas.