Política

Arthur Lira convoca reunião para discutir mudança na política de preços da Petrobras

Atual política, implantada após o golpe de estado de 2016, suga a renda dos brasileiros e a transfere aos acionistas minoritários da estatal

Por Brasil 247 17/06/2022 06h29
Arthur Lira convoca reunião para discutir mudança na política de preços da Petrobras
Arthur Lira e Jair Bolsonaro - Foto: Isac Nóbrega/PR

A proximidade eleitoral e a perspectiva de derrota de Jair Bolsonaro (PL) levaram o presidente da Câmara dos Deputados a convocar uma reunião extraordinária para discutir mudanças na política de preços da Petrobrás, que foi implantada após o golpe de estado de 2016 contra a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) para sugar a renda dos brasileiros e transferi-la aos acionistas minoritários da Petrobrás.

"A República Federativa da Petrobras, um país independente e em declarado estado de guerra em relação ao Brasil e ao povo brasileiro, parece ter anunciado o bombardeio de um novo aumento nos combustíveis", escreveu Lira, em seu twitter. "Enquanto tentamos aliviar o drama dos mais vulneráveis nessa crise mundial sem precedentes, a estatal brasileira que possui função social age como amiga dos lucros bilionários e inimiga do Brasil. Na segunda-feira, estarei convocando uma reunião de líderes para discutir a política de preços da Petrobras. Política da Petrobras, que pertence ao Brasil e não à diretoria da Petrobras", acrescentou, após o anúncio de um novo aumento.

Implementada por Pedro Parente, indicado por Fernando Henrique Cardoso ao governo golpista de Michel Temer, e mantida por Jair Bolsonaro, a atual política de preços da Petrobrás dolariza os preços dos combustíveis e derivados de petróleo no Brasil e é a principal causa da inflação, da volta da fome e do empobrecimento geral dos brasileiros.