Política

Cinco mulheres lançam nomes para disputar mandatos por Arapiraca

Município é o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas

Por Davi Salsa - Sucursal Arapiraca 09/06/2022 10h08 - Atualizado em 09/06/2022 18h00
Cinco mulheres lançam nomes para disputar mandatos por Arapiraca
Pleito terá participação de mulheres arapiraquenses - Foto: Reprodução

O município de Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, com um quantitativo de 143 mil eleitores, apresenta até agora cinco mulheres como pré-candidatas aos cargos de deputada estadual e deputada federal no pleito de outubro deste ano.

No âmbito do Poder Legislativo local, a representatividade feminina se restringe apenas a vereadora e médica Fany Gabriella (MDB).

Por conta disso, as mulheres arapiraquenses querem ampliar sua participação nas decisões políticas em Alagoas e no Brasil.

Até o momento, cinco lideranças femininas já lançaram seus nomes para a disputa, sendo duas para a Assembleia Legislativa Estadual (ALE) e três para a Câmara Federal.

Para a Casa de Tavares Bastos, estão postos os nomes da ex-prefeita Fabiana Pessoa (Avante) e da empresária e apresentadora de tevê Rejane Nascimento, a Rejane do Conexão (PV).

Filiada ao partido Cidadania em Alagoas, a pré-candidata a deputada federal e bacharel em Direito Isabella Gouveia coloca todas as suas fichas na federação partidária PSDB/Cidadania no estado.

“Outro fato é sobre a possibilidade da candidatura do companheiro de partido Regis Cavalcante ao governo do estado, pela federação PSDB/Cidadania em Alagoas. Com isso, terei um palanque majoritário para debater questões nacionais com a população alagoana”, acrescenta.

Pelo Partido Verde (PV), Valquíria Valentim, esposa do ex-vereador e ex-deputado estadual Cícero Valentim, também coloca seu nome para a disputa à Câmara dos Deputados, em Brasília, a exemplo da comerciante e líder comunitária Maria Margarete dos Anjos, a conhecida Magal Legal, que filiou-se este ano ao partido Republicanos.

As cinco mulheres tentam ampliar a participação feminina em um espaço dominado eminentemente por homens, uma vez que, atualmente, o município de Arapiraca já apresenta 19 nomes com vistas à eleição deste ano para as duas casas legislativas.