Política
Fátima Canuto promove sessão especial para debater o fortalecimento da cultura popular alagoana
Deputada estadual vai realizar uma sessão solene de outorga da Comenda Lêdo Ivo ao mestre Edivar Vicente Feitosa
Fortalecer a cultura popular alagoana, por meio da valorização dos artistas locais, é um dos objetivos da deputada estadual Fátima Canuto, que vai realizar uma sessão solene de outorga da Comenda Lêdo Ivo ao mestre Edivar Vicente Feitosa, e uma sessão especial para debater o tema “Fortalecimento da Cultura Popular e da Arte no Nosso Estado”, na próxima segunda-feira, 23, às 9h, na Assembleia Legislativa. Após as sessões, com o apoio da parlamentar, será realizada a 5ª Feira da Diversidade Focuarte, na praça Dom Pedro II.
Para consolidar ainda mais o debate sobre arte e cultura, a sessão especial contará com a presença da presidente da Confederação Nacional dos Artesãos, Graça Reis, que abordará o desenvolvimento do artesanato.
A deputada Fátima Canuto aponta que o principal propósito das sessões é abrir o diálogo com a categoria, discutindo as políticas públicas necessárias para o fortalecimento do setor.
“Promover esse encontro entre os artesãos e os responsáveis pela manutenção da cultura popular e possibilitar o diálogo para esse segmento é de extrema importância. Alagoas é um Estado com uma cultura rica, mas que muitas vezes não é valorizada. Discutir, ouvir e apontar as necessidades nessa área deve ser uma prioridade, visando fortalecer cada vez mais o setor no nosso Estado”, afirmou a parlamentar, destacando também a relevância da honraria que será entregue ao Mestre Edivar Vicente.
“Na ocasião, também será realizada uma sessão solene de outorga da Comenda Lêdo Ivo ao querido Mestre Edivar Vicente Feitosa, o Guerreiro Treme Terra Pilarense, em homenagem e agradecimento à sua contribuição para a preservação da nossa cultura”, disse.
Feira da Diversidade
Após a solenidade, será realizada a Feira da Diversidade Focuarte, em frente a Assembleia Legislativa, na praça Dom Pedro II, no Centro de Maceió. O evento reunirá mais de 65 artesãos, que foram selecionados por curadoria que envolve artesanato e economia criativa. Além disso, a feira contará também com comidas típicas e apresentações folclóricas como Guerreiro Treme Terra Pilarense, Forró do Mestre Osano, Chegança Silva Jardim, Bumba Meu Boi Treme Terra, Sarau Literário com membros da UBE, entre outras manifestações artísticas.
Confira a programação completa
8h - Alvorada recepcionando os convidados na escadaria da entrada principal da Assembleia Legislativa, com a banda de pífanos Santa Luzia da Cidade de Pilar;
8h até às 9h - Exposição do Artesanato do Pilar na entrada do plenário, representado pela espinha do bagre;
9h - Abertura da sessão solene para entrega da Comenda Lêdo Ivo ao mestre Edvar Vicente - a apresentação e condução do mestre Edivar para o recebimento da comenda será feita pelo historiador e poeta Sério Moraes;
10h - Início da sessão especial para debater o "Fortalecimento da Cultura Popular e da Arte do Nosso Estado", com abertura pela deputada Fátima Canuto, apresentação do Boi do Canário e Boi Mirim no plenário da Assembleia, palestra com a mestra artesã Maria das Graças Reis, presidente da Conarte e Fearte;
11h30 - Encerramento da sessão com os convidados e participantes saindo em cortejo, conduzidos pelos bois Treme Terra e Canário, até a praça, onde estará sendo realizada a Feira de Artesanato e as Apresentações Culturais programadas pelo Focuarte.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas