Política

Jó critica eleição de 'cartas marcadas' e justifica voto em candidata a governadora: 'Em seu nome, voto em todas as mulheres'

Por Assessoria 15/05/2022 18h05 - Atualizado em 16/05/2022 14h06
Jó critica eleição de 'cartas marcadas' e justifica voto em candidata a governadora: 'Em seu nome, voto em todas as mulheres'
Jó Pereira - Foto: Assessoria

Ao proferir seu voto na eleição indireta ocorrida na tarde deste domingo (15), na Assembleia Legislativa, a deputada Jó Pereira (PSDB) voltou a afirmar que a escolha do deputado Paulo Dantas (MDB) para governador-tampão é um “jogo de cartas marcadas”, fruto de um acordo entre o Legislativo e o ex-governador Renan Filho (MDB): “Ficou comprovado que essa sessão é apenas um ato homologatório de um acordo que já estava firmado”.

A parlamentar votou na chapa 7, única encabeçada por uma mulher, a socióloga e professora Danúbia Karlla da Silva Barbosa (candidata a governadora), tendo como candidato a vice-governador, Arlan Montilares de Oliveira. Jó Pereira justificou que, embora não conheça a biografia de Danúbia, votar nela significa votar em todas as mulheres, as principais órfãs das políticas públicas em Alagoas.

Sessão homologatória

Iniciando sua fala, a deputada lembrou que, como democrata, não poderia deixar de participar da eleição, prevista constitucionalmente, para escolha do governador-tampão, mas deixou claro que, “em respeito a todos que participaram desse pleito, tenho a plena consciência que estou participando de um jogo de cartas marcadas. Essa sessão ela apenas homologa uma candidatura que foi escolhida em um acordo entre esta Casa e o Poder Executivo, o ex-governador, antes mesmo de deixar o cargo. Isso não sou eu que estou dizendo, foi alardeado em tantos e tantos eventos públicos ainda na ex-gestão”.

Jó prosseguiu afirmando que o governador-tampão “dará continuidade a um ex-governo que não escutou essa Casa, que não teve a sensibilidade de olhar pelos mais pobres, que não priorizou a educação e que não enfrentou os principais desafios de Alagoas”.

Voto em todas as mulheres

Em seguida, a deputada justificou o voto na chapa encabeçada por Danúbia, convocando todas as mulheres a marcharem juntas “por uma Alagoas que considere as pessoas, que tenha o diálogo produtivo como mola mestra de impulsionamento de um governo, que olhe pelo social, que olhe pelo econômico e pelos verdadeiros avanços, porque só assim nós venceremos os verdadeiros desafios do estado”.

“É conclamando essas mulheres que parabenizo todos que participaram, mas, voto na chapa sete, pela coragem de Danúbia, mulher preta que veio aqui hoje. Não conheço sua história e sua trajetória, Danúbia, mas admiro sua coragem e em seu nome, estou votando em todas as Marias, em todas as Joanas, em todas as Alessandras, em todas as mulheres que enfrentam e que são as principais órfãs de todas as políticas públicas que não são construídas, nem executadas da melhor forma para atender Alagoas, os alagoanos e as alagoanas”, finalizou.