Política

Conheça os vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Projetos foram premiados por melhorias no ambiente de negócios e fortalecimento da cultura empreendedora nos municípios alagoanos

Por Imprensa AMA 09/05/2022 17h42
Conheça os vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor
Cerimônia de premiação reuniu gestores alagoanos, secretários e lideranças empreendedoras - Foto: Imprensa AMA

Pão de Açúcar, Campo Alegre, Santana do Ipanema, Maragogi, Maceió e Pilar são os municípios vencedores do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A cerimônia de premiação reuniu gestores alagoanos, secretários e lideranças empreendedoras. A XI edição do Prêmio promovido pelo Sebrae Alagoas recebeu a inscrição de 28 projetos, de 15 municípios nas seguintes categorias: Cidade Empreendedora, Compras Governamentais, Desburocratização, Empreendedorismo na Escola, Governança Regional e Cooperação Intermunicipal, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial e Setores Econômicos e Sala do Empreendedor. Os municípios de Maceió e Pão de Açúcar foram premiados em duas categorias distintas.

O maior prêmio municipalista brasileiro completa 21 anos com o propósito de conhecer, reconhecer e premiar experiências que estão contribuindo para a melhoria do ambiente empreendedor nos municípios brasileiros. “O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor valoriza as boas práticas dos governos municipais que estimulam a formalização, o desenvolvimento e a competitividade das micro e pequenas empresas, promovendo um desenvolvimento sustentável para o estado e, consequentemente, para o país”, disse o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, na abertura da cerimônia.

Os municípios vencedores e suas categorias foram os seguintes:

Categoria Cidade Empreendedora – Município vencedor: Pilar – Prefeito: Renato Filho

Categoria Compras Governamentais – Município vencedor: Pão de Açúcar – Prefeito: Jorge Dantas

Categoria Desburocratização – Município vencedor: Maceió – Prefeito: JHC

Categoria Empreendedorismo na Escola – Município: Campo Alegre- Prefeito: Nicolas Pereira

Categoria Governança Regional e Cooperação Intermunicipal – Município: Maragogi – Prefeito: Fernando Sérgio Lira

Categoria Inovação e Sustentabilidade – Município: Santana do Ipanema – Prefeita: Christiane Bulhões

Categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos – Município: Maceió – Prefeito: JHC

Categoria Sala do Empreendedor – Município: Pão de Açúcar – Prefeito: Jorge Dantas.

O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos, Hugo Wanderley, destacou que o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um grande reconhecimento para os municípios com impacto positivos. “É um instrumento valioso para identificar prefeitos e prefeitas que enxergam nos pequenos negócios aliados para promover o emprego, a renda, a inovação e o desenvolvimento econômico por meio do empreendedorismo”, disse o presidente, acrescentando que “as experiências exitosas não apenas dos vencedores, mas de todos os concorrentes, serão disseminadas pela AMA, como exemplos de gestão, com o dado que aponta 70% dos prefeitos vencedores nas últimas edições reeleitos e os municípios empreendedores os que mais geram empregos”.

Os municípios poderiam se inscrever em até duas categorias. Os 15 selecionados para a premiação também foram homenageados durante a cerimônia foram: Arapiraca nas categorias Sala do Empreendedor e Cidade Empreendedora; Atalaia nas categorias Inovação e Sustentabilidade e Categoria Empreendedorismo na Escola; Campo Alegre categorias Desburocratização e Categoria Empreendedorismo na Escola; Girau do Ponciano – categoria Cidade Empreendedora; Maceió nas categorias Marketing Territorial e Setores Econômicos e Categoria Desburocratização; Maragogi nas categorias Governança Regional e Cooperação intermunicipal e Categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos. Marechal Deodoro, categorias Cidade Empreendedora e Categoria Inovação e Sustentabilidade; Palmeira dos Índios categorias Cidade Empreendedora e Marketing Territorial e Setores Econômicos; Pão de Açúcar, categorias Sala do Empreendedor e Compras Governamentais; Pilar, Marketing Territorial e Setores Econômicos e também Categoria Cidade Empreendedora; Quebrangulo – categoria Inovação e Sustentabilidade; Rio Largo – Categoria Cidade Empreendedora. Santana do Ipanema – Categoria Sala do Empreendedor e Categoria Inovação e Sustentabilidade; São Miguel dos Campos – Categoria Cidade Empreendedora e Teotônio Vilela na categoria Cidade Empreendedora – Região Nordeste.

Veja a matéria do Prêmio: