Política
Arapiraca: cartório recebeu 1.700 pedidos de novos títulos eleitorais
Depois do fechamento do cadastro, na última quarta-feira (4), somente na 22ª Zona Eleitoral de Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, pelo aplicativo TítuloNet, nos últimos três dias antes do prazo final, foram registrados 1.700 novos pedidos de emissão do documento para análise.
Os números totais ainda não foram contabilizados e deverão ser disponibilizados, oficialmente, no próximo mês de junho, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo revela o chefe do Cartório da 22ª Zona Eleitoral de Arapiraca, Alberto Alencar, o último dia para a conclusão da análise e enviar os pedidos para o TSE será no dia 31 de maio.
Alencar adianta que muitos pedidos se encontram incompletos por falta de documentos, a exemplo do comprovante de endereço, alistamento militar, pagamento de multa, entre outros comprovantes.
“Nesses casos, esses pedidos irão para diligências e entraremos em contato com o eleitor para complementar a documentação, para que tudo seja sanado até 31 de maio, caso contrário a solicitação será indeferida”, explica.
IMPORTÂNCIA DO TÍTULO
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral em Alagoas (TRE/AL), até a quarta-feira (27), 20.652 adolescentes de 16 e 17 anos tiraram o título de eleitor pela primeira vez em Alagoas, o que representa 80% do público desta idade.
O presidente do órgão, desembargador Otávio Leão Praxedes, ressaltou a importância da participação deste público no processo eleitoral, principalmente na fiscalização de fake news nas redes sociais.
“Esses jovens possuem, em suas mãos, as redes sociais, um maior acesso à informação de qualidade e, acreditamos, poderão atuar como grandes colaboradores da Justiça Eleitoral como fiscais e disseminadores de conteúdos verdadeiros”, opinou.
Para Praxedes, o importante, durante o período eleitoral, é engajar os adolescentes com conteúdo sobre o cenário político e do pleito. “Para isto, estamos com conteúdo específicos em redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok - e fazer com que a participação no processo democrático seja a mais ativa possível, independente das escolhas pessoais”, contou.
Mais lidas
-
1Fatalidade
Nutricionista morre em Maceió após cair de moto por aplicativo e ser atingida por outro veículo
-
2Segurança Pública
PF investiga desvio de verbas da saúde e lavagem de dinheiro em Alagoas
-
3Contrato assinado
Ministério Público de Alagoas anuncia novo concurso público
-
4Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
5Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel




