Política

MST promete 5 mil comitês de apoio a Lula e contribui com programa de governo

Um dos principais alvos do discurso armamentista de ódio de Bolsonaro, MST busca expandir sua atuação política e também as bancadas nas casas legislativas

Por Plinio Teodoro com Revista Fórum 02/05/2022 07h58
MST promete 5 mil comitês de apoio a Lula e contribui com programa de governo
Lula em visita a assentamento do MST em Minas Gerais - Foto: Ricardo Stuckert

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) decidiu entrar com tudo na campanha eleitoral e prometeu criar 5 mil comitês de apoio à candidatura Lula em cidades de até 50 mil habitantes.

Além disso, o movimento está dando sua contribuição no programa de governo em temas ligados à agricultura familiar e à reforma agrária, segundo informações da coluna painel, na edição desta segunda-feira (2) da Folha de S.Paulo.

Um dos principais alvos do discurso armamentista de ódio de Jair Bolsonaro (PL), o MST decidiu ampliar sua bancada no Congresso Nacional, onde tem atualmente três representantes: os deputados federais João Daniel (PT-SE), Valmir Assunção (PT-BA) e Marcon (PT-RS).

Os sem-terra também marcam presença na Assembleia Legislativa do Ceará com o deputado Elmano de Freitas (PT).

Ao todo, o MST pretende lançar 15 candidaturas para assembleias estaduais e para a Câmara dos Deputados, incluindo os parlamentares já eleitos, que tentarão a reeleição.

A maior parte desses candidatos e candidatas cresceram em assentamentos - ou tiveram contato com eles - e trazem como principais bandeiras o combate à fome, a alimentação saudável, a preservação do meio ambiente e a luta por direitos.