Política
Vereadores devem apoiar candidatos que não são de Arapiraca

Com as articulações avançando para a disputa da presidência da República, governo estadual, senador e Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa de Alagoas, a Câmara de Vereadores de Arapiraca têm atualmente 49% dos 19 parlamentares em partidos como o MDB (27%) e PSDB (22%).
As demais legendas somam 51%, ou seja, o Republicanos com 16%, PP e PROS, cada um com 11%, além de Avante, PSC e PSL, cada partido com apenas um representante na Câmara Municipal de Arapiraca.
A legislação eleitoral abriu, este ano, a famosa “janela partidária”, o que permitiu aos pré-candidatos a troca de legendas até o dia 2 de abril.
Porém, no caso de quem exerce o cargo de vereador nas Câmaras Municipais em todo o Brasil, a janela partidária será aberta apenas em 2024, ano em que haverá uma nova eleição municipal.
Dessa forma, segundo levantamento realizado pela Tribuna, a maioria dos vereadores arapiraquenses deve apoiar candidatos a deputado estadual de fora do município, apesar de Arapiraca ter, atualmente, três deputados estaduais disputando a reeleição: Breno Albuquerque (MDB), Ricardo Nezinho (MDB) e Tarcizo Freire (PP).
Dos 19 vereadores locais, o tucano Sérgio do Sindicato (PSDB) é o único que deve concorrer a uma das 27 vagas em disputa para a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE).
Rogério Nezinho (MDB) vai apoiar a reeleição do irmão, o deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB), que também receberá o apoio dos vereadores Márcio do Canaã e Léo Saturnino, ambos do MDB.
O vereador Túlio Freire (PP) seguirá no apoio à reeleição do pai, o deputado estadual Tarcizo Freire (PP). Já o presidente da Câmara de Arapiraca, Thiago ML (PROS), defende a reeleição da deputada estadual Fátima Canuto (MDB) e seu colega Fábio Henrique (MDB) está buscando votos para o ex-prefeito de Murici, Remi Calheiros (MDB).
Outros nomes de fora do município também recebem o apoio de vereadores de Arapiraca. Zé Carlinhos (PSC) está com Carla Dantas (MDB), enquanto Pablo Fênix (PSDB) segue com Breno Albuquerque (MDB) e o vereador Givaldo Muniz, o Bicudo (Republicanos), e o vereador Edvânio do Cangandu (Avante) defendem a candidatura para deputada estadual da ex-prefeita de Arapiraca e ex-secretária estadual de Assistência Social Fabiana Pessoa (MDB).
Já o vereador Melquisedeque de Oliveira (PROS) está na busca da reeleição do deputado estadual Léo Loureiro, e os vereadores Fabiano Leão (PSDB) defendem as reeleições dos deputados Galba Novaes e Márcio Marques para a reeleição de Davi Maia (União Brasil).
Por outro lado, a Doutora Fany Gabriela está com a candidatura a uma das 27 vagas na Assembleia Legislativa para Henrique Chicão, enquanto os vereadores Vicente do Remédio no apoio à reeleição de Breno Albuquerque e Doutor Fábio com Cibele Moura. O vereador Alisson da TIM está com quem a família Pereira indicar e o vereador Adriano Targino apoia a reeleição do deputado estadual Dudu Ronalsa.
Mais lidas
-
1Desfecho sombrio!
Descubra quem é o sequestrador da série ‘O Domo de Vidro’
-
2Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
3Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
4Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
5Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo