Política

Governador interino Klever Loureiro diz sentir falta da presidência do TJ/AL e se manifesta sobre impasse político: 'balbúrdia'

Homenagem do MP/AL ao desembargador aconteceu nesta quinta-feira (28)

Por Tribuna Hoje 29/04/2022 00h11 - Atualizado em 29/04/2022 15h14
Governador interino Klever Loureiro diz sentir falta da presidência do TJ/AL e se manifesta sobre impasse político: 'balbúrdia'
Governador Klever Loureiro - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

Nesta quinta-feira (28), o governador interino de Alagoas, desembargador Klever Loureiro, se manifestou sobre o fato de que a Justiça suspendeu a eleição indireta para o Governo de Alagoas marcada para segunda-feira (2). Durante uma homenagem concedida a ele pelo Ministério Público de Alagoas (MPAL), o governador interino chamou de “balbúrdia” a atual situação do impasse na política alagoana.

“Me sinto muito feliz, muito orgulhoso por esse reconhecimento do Ministério Público. Essa homenagem chega em um momento muito adequado, para essa balbúrdia que está ocorrendo no nosso estado de Alagoas. Eu confesso que estou contando os dias, com todo respeito, para voltar para minha casa, que é a presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas”, disse o governador interino à imprensa alagoana.

Justiça

A eleição indireta para governador e vice de Alagoas, marcada para 2 de maio, ganhou mais um capítulo após o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ingressar com uma ação judicial pedindo a suspensão do pleito na noite de terça-feira (26). O sorteio do sistema do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) designou a juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso como responsável pela ação movida pelo PSB e ela acatou o pedido partido.

“Determino a suspensão de todos os efeitos do edital de convocação das eleições indiretas para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado de Alagoas expedido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, e, por via de consequência, as eleições indiretas designadas para às 10h, do dia 02/05/2022”, decide a juíza que estabeleceu os prazos para os recursos e réplica. O advogado do PSB, Henrique Vasconcellos, afirma que a legenda questiona quatro pontos das regras eleitorais aprovadas pelo edital da eleição.

Nota

Após o PSB ter entrado com a ação, o governador interino, desembargador Klever Loureiro, emitiu uma nota via Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), externando o seu ponto de vista. Segundo a nota, Klever Loureiro classificou o ato do partido como “inadequado e antidemocrático”. “O governador Klever Loureiro, antes de se dirigir na tarde desta quarta-feira ao município do Pilar, onde cumpre agenda oficial, fez questão de externar seu ponto de vista sobre o que qualificou de “ato inadequado e antidemocrático” a ação intentada contra o processo de eleição indireta para escolha do novo governador do Estado de Alagoas, marcado para ocorrer no Poder Legislativo do Estado, na próxima segunda-feira, dia 2 de maio. Ainda de acordo com a nota, “pela formação jurídica que possui, Sua Excelência entende que o mencionado pleito segue em consonância com os princípios constitucionais, razão pela qual a ação não colabora para a preservação do princípio da harmonia e da separação dos Poderes”.