Política

Servidores públicos municipais pressionam Prefeitura de Maceió por reajuste salarial

Categoria realizou paralisação geral nesta quarta-feira (13) e protestou em frente a Semge

Por Assessoria 14/04/2022 01h25
Servidores públicos municipais pressionam Prefeitura de Maceió por reajuste salarial
Categoria realizou paralisação geral nesta quarta-feira (13) e protestou em frente a Semge - Foto: Assessoria

“Se o JHC não reajustar a gente vai?”, perguntou o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió e Região Metropolitana do Estado de Alagoas (Sindspref), Sidney Lopes, a centenas de servidores públicos municipais de Maceió, que bradaram: “Parar!”. A categoria ocupou o estacionamento da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) nesta quarta-feira (13) em protesto pela sua reposição salarial e paralisou todos os serviços da Prefeitura Municipal de Maceió, que funcionaram apenas com 30%.

Sentido a pressão dos trabalhadores, que não arredaram o pé da Semge e transformaram a rua em frente, em palco para discursos acalorados, a secretária de Gestão de Maceió, Rayanne Tenório e o secretário de Economia de Maceió, João Felipe Borges, convidaram os líderes sindicais para uma reunião e decidiram a apresentação de uma proposta do Executivo Municipal, na segunda-feira (18).

“O servidor quer ser valorizado. Não adianta o prefeito só fazer promessas em campanha e na hora de pagar a nossa data-base vir com 0%. O que estamos percebendo é que ele age igual ao Rui Palmeira, beneficia uma minoria que ganha mais, enquanto o pequeno padece sem reposição salarial. Não vamos aceitar”, expôs Sidney.

De acordo com o vereador Dr. Valmir (PT), que acompanhou todo o protesto, a Câmara Municipal de Maceió aprovou o orçamento de 2022 com recursos para reajustar a data-base do servidor. “Uma vez mais, nos trabalhadores e trabalhadoras, que construímos a cidade de Maceió e produzimos serviços, somos obrigados a ocupar as ruas pela insensibilidade do governo JHC, que se comprometeu nas ruas para defender os servidores públicos. Neste sentido, aprovamos o orçamento de 2022, com recursos suficientes para que o salário de todos nós seja reajustado de forma digna”, explicou.

O Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município de Maceió marcou a próxima Assembleia Geral para terça-feira (19) às 9h, no auditório do Sindicatos dos Trabalhadores em Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), na Rua Comendador Palmeira, 502 - Farol, Maceió, Alagoas.

Os servidores públicos do município de Maceió pedem 16%. A atualização dos salários dos servidores públicos está garantida na Constituição Federal inciso X do art. 37, na Lei 10.331/2001, e nas Leis Municipais de Nº 5.898/2010 e Nº 5.241/2002 ― assegurando aos servidores o reajuste salarial anual conforme data-base em janeiro e aplicando-se o percentual baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), índice que mede a inflação.

Leia mais: Servidores municipais prometem nova paralisação, caso prefeitura não sinalize diálogo