Política

“Privatização” será debatida com JHC

Servidores lotados na saúde municipal conseguiram viabilizar uma reunião com o prefeito para tratar do edital das organizações sociais

Por Thayanne Magalhães com Tribuna Independente 01/04/2022 06h12 - Atualizado em 01/04/2022 14h51
“Privatização” será debatida com JHC
Ivan Carvalho recebeu uma comissão de servidores e agendou uma reunião com o prefeito de Maceió - Foto: Divulgação

Servidores municipais da saúde que se manifestaram na última quarta-feira (30), contra o que eles consideram como a “privatização as unidades básicas de saúde de Maceió”, devem ter uma reunião com o prefeito de Maceió, JHC (PSB) para tratar das demandas da categoria.

A Secretaria Municipal de Governo esclareceu que, conforme encaminhado aos representantes das categorias, a reunião entre os movimentos e o prefeito de Maceió, poderá acontecer até a próxima semana. “Na ocasião, serão escutadas as demandas e serão dados os encaminhamentos necessários”, informou a assessoria da Prefeitura de Maceió através de nota encaminhada à reportagem da Tribuna Independente.

De acordo com a presidente do Sindicato de Odontologia de Alagoas, Giuliana Mafra Barbosa, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) lançou recentemente um edital de chamamento para seleção de Organizações da Sociedade Civil (OSC), as quais pretendem gerenciar as UBS do município.

“Iniciamos um ato na porta da prefeitura, socializando as intervenções ao microfone. Em seguida, tiramos, democraticamente, uma comissão das entidades presentes composta por oito pessoas para verificar a possibilidade de o prefeito receber os movimentos e entidades que ali estavam. Depois de um longo diálogo, na portaria, sobre o tamanho da comissão para entrar, conseguimos que o secretário de Governança, Ivan Carvalho, viesse até a portaria e nos recebesse”, explicou Giuliana.

A finalidade do diálogo foi agendar uma audiência com o prefeito para entregar o documento elaborado solicitando a “suspensão imediata do processo de repasse das Unidades Básicas de Saúde e dos Serviços Odontológicos para Organizações da Sociedade Civil [OSCs]”.

“A ideia é fazer um placar público de quem votará a favor das OSCs e quem votará contra e em defesa do SUS. Reafirmamos a importância de todos estarem na reunião do CMS/Maceió [Conselho Municipal de Saúde], no dia quatro de abril, na próxima segunda-feira, às 14 horas, no antigo Colégio Hélio Lemos”, ressaltou.
Os componentes da comissão que entraram para dialogar com o secretário de Governança foram os representantes do Sindprev, dos trabalhadores da Atenção Básica, do Sindicato de Enfermagem, Sindicato de Odontologia de Alagoas, representante usuária do Fórum de Saúde Mental, representante da saúde mental, do Fórum Alagoano em Defesa do SUS e representantes do gabinete do vereador Valmir, do Partido dos Trabalhadores (PT).