Política

Reestruturação de carreiras atende demanda histórica e diminui distorções salariais

Pacote já começou a valer e beneficia 16 mil servidores do funcionalismo público alagoano

Por Letícia Pascoalino com Secom Alagoas 31/03/2022 14h57
Reestruturação de carreiras atende demanda histórica e diminui distorções salariais
Secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Marques Santos - Foto: Marco Antônio / Secom Alagoas

O Governo de Alagoas esclareceu, por meio de live nas redes sociais, na quarta-feira (30), pontos referentes ao pacote de reestruturação de 26 carreiras do serviço público estadual. Os valores já saíram na folha de março, que foi paga no mesmo dia (30).

Durante a transmissão, o secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Marques Santos, reafirmou o compromisso da gestão estadual e avaliou o pacote como uma forma de valorizar o servidor.

“Estamos fazendo em Alagoas uma grande reforma, que uniformiza 90% das tabelas salariais e das regras de evolução nas carreiras. Esse é um esforço que o Governo do Estado faz com muito planejamento fiscal e que deixa estas carreiras entre as cinco melhores remunerações do país. É um projeto de valorização do servidor e um dos grandes legados que o governador Renan Filho está deixando para Alagoas”.

A reestruturação beneficia 16 mil servidores do funcionalismo público estadual em diferentes níveis – elementar, médio e superior – e visa diminuir distorções salariais.

O reajuste se dará nas proporções entre níveis (vertical) e classes (horizontal). A linha vertical leva em consideração pontos como habilitação e titulação na área de atuação, enquanto que a linha horizontal leva em consideração critérios relacionados ao tempo no serviço público.

Ainda segundo o secretário, a porcentagem de aumento é diferente para diferentes categorias. "Em algumas carreiras o reajuste pode chegar a 117%, para outros é de 30%. Vai depender de fatores como carga horária, tempo de serviço, se é dedicação exclusiva ou não", afirmou.

O pacote contempla áreas como a do serviço civil, profissionais de economia, de engenharia e arquitetura, e profissões ligadas à Saúde Pública como técnico, auxiliar e assistente de serviços de Saúde. Além de carreiras do Instituto de Meio Ambiente de Alagoas, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Instituto de Terras de Alagoas (Iteral), Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal), Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).Já o reajuste geral de 10,06% sairá na folha de abril, sendo calculada de acordo com as novas remunerações das carreiras reestruturadas.