Política

Presidente do PSOL visita Maceió para discutir cenário eleitoral

Juliano Medeiros e outros dirigentes tem o objetivo de alinhar estratégias e iniciativas do partido para os próximos dois anos

Por Lucas França com Tribuna Hoje 27/03/2022 19h36 - Atualizado em 28/03/2022 11h39
Presidente do PSOL visita Maceió para discutir cenário eleitoral
Juliano Medeiros, presidente nacional do PSOL - Foto: Edilson Omena

O presidente nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Juliano Medeiros e outros membros do partido desembarcaram em Maceió neste domingo (27) para cumprir agenda política. Em entrevista ao Portal Tribunahoje.com, Medeiros confirmou que o objetivo de sua vinda é para alinhar estratégias, iniciativas e falar das expectativas do partido para os próximos anos.

Medeiros disse ainda que a ideia é traçar táticas para enfrentar o governo Bolsonaro. “Estamos cumprindo uma agenda e debatendo o futuro do país. Algumas alianças já foram formadas e outras estamos alinhando. Mas, desse encontro é uma boa oportunidade para discutir e entender o cenário local para as eleições de 2022. Queremos ouvir a direção e a militância e fortalecer a formação da chapa para deputado estadual e federal, além de aprofundar o diálogo com outros partidos de esquerda e movimentos sociais. Temos que reforçar as ideias de esquerda. Isso é uma forma de colocar em prática e defender as injustiças sociais, desigualdades, apoio as causas ambientes etc”, explicou.

O presidente do PSOL lembrou que o partido lançou a pré-candidatura para disputar o Governo do Estado, mas em relação ao senado ainda há um amplo debate entre os dirigentes e demais partidos de esquerda. “O nome que ficou definido é do professor da Ufal {Universidade Federal de Alagoas} Cícero Ferreira de Albuquerque, que foi confirmado, no sábado (19), como o candidato do PSOL ao governo de Alagoas. A escolha do nome é resultado de um amplo debate dentro do partido e com movimentos sociais’’.

Para Juliano, Alagoas tem um histórico político grandioso. "Historicamente, o estado sempre foi muito importante na política brasileira, já teve um presidente da República, presidente no senado federal, na câmara dos deputados e especialmente agora, que o atual presidente da câmara (Arthur Lira), principal fiador da agenda de ataques ao povo brasileiro é  ele, que se tornou um inimigo e fortalecer esse polo aqui no estado de enfrentamento a ele é muito importante''. 

Ao Tribuna Hoje Medeiros confirmou o apoio do partido a candidatura de Lula para presidente nas eleições de 2022. “Tudo se faz com debate e conversas entre os membros do partido, movimentos sócias e análise de cenário atual. E o nome de Lula para presidente é quase que certo isso foi um debate iniciado ainda no ano passado’’.

Juliano Medeiros também falou sobre a união entre o PSOL e o Rede Sustentabilidade. “Mesmo com as diferenças o ideológicas é possível à formação de uma frente ampla para derrotar Bolsonaro e o retrocesso político no Brasil. Essa união é que vai fazer o Brasil melhorar e a população não sofrer tanto com agora. A eleição virou uma porta de saída para conseguirmos nos livrar desse projeto de destruição e morte que representa o atual o presidente. A situação é gravíssima. E isso está nos números, 9 milhões de pessoas voltou para linha de pobreza, aumento da inflação, desrespeito as mulheres, as minorias. Então, essa união melhora para enfrentamos Bolsonaro este ano'’.

Os dirigentes do PSOL visitarão outras capitais da região Nordeste em abril. Entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, o grupo já passou pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Em maio será a vez da região Norte.

A entrevista completa com Juliano Medeiros você pode conferir no Portal Tribuna no Youtube ou no Tribunahoje.com. Confira: