Política

Paridade na lista sêxtupla do Quinto Constitucional é discutida no contexto da luta por mais equilíbrio entre gêneros

Encontro terá palestras com advogadas e outras mulheres de destaque de várias partes do país

Por Assessoria 25/03/2022 15h11 - Atualizado em 25/03/2022 15h14
Paridade na lista sêxtupla do Quinto Constitucional é discutida no contexto da luta por mais equilíbrio entre gêneros
Audiência pública acontece na próxima segunda-feira (28) - Foto: Assessoria

Na próxima segunda-feira (28), às 14h, acontece no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) a audiência pública, proposta pela deputada Jó Pereira, que irá discutir o tema “Representatividade das mulheres nos espaços de poder - Paridade de verdade”.

A audiência, pleiteada por advogadas alagoanas e representantes de movimentos ligados aos direitos das mulheres, visa debater a necessidade que a OAB/AL adote o critério da paridade no edital para eleição da lista sêxtupla do Quinto Constitucional para o Tribunal de Justiça.

A adoção da paridade garantirá a participação de, pelo menos, três mulheres na lista.

Em Carta Aberta à OAB-AL, divulgada no mês passado, as advogadas ressaltam que, em 2021, o critério da paridade nas eleições da Ordem possibilitou que muito mais mulheres integrassem os quadros da instituição, sendo um marco contra a exclusão histórica das mulheres advogadas nos espaços de poder e decisão da Ordem.

A deputada Jó Pereira, que também é advogada e uma das principais vozes de Alagoas em defesa dos direitos das mulheres e da necessidade de ampliar a representação feminina na política e nos demais espaços de tomada de decisões, destaca que garantir a paridade na lista sêxtupla é um passo importante no caminho pela equidade entre homens e mulheres.

Palestrantes


Entre as palestrantes, estão confirmadas a promotora de Justiça de São Paulo, Gabriela Manssur, com mais de 20 anos de trabalhos dedicados à defesa dos direitos da mulher; Valentina Jugmann, idealizadora do Movimento Nacional Paridade Já; Fernanda Marinella, ex-presidente da OAB/AL; Patricia Vanzolini, presidente da OAB-SP; Eclair Nantes, secretária-geral adjunta da OAB/MS; Anne Caroline Fidelis, coordenadora do Coletivo Advogadas de Alagoas; Natália Von Sohsten, vice-presidente da OAB/AL; e Lázara Carvalho, cofundadora do Instituto da Advocacia Negra Brasileira – IANB.

Foram convidados para a audiência pública, representantes da OAB/AL e de outras seccionais, grupos de defesa dos direitos das mulheres, parlamentares alagoanas, entre outros.

Parceria entre ALE e OAB/AL


A coordenadora do Coletivo Advogadas de Alagoas, Anne Caroline, contou como ocorreu o diálogo para marcação da audiência.

"A deputada Jó nos recebeu com sua peculiar característica de escuta acolhedora e diálogo produtivo, quando solicitamos essa audiência e, de visão ampla, ela colocou que era possível sim realizá-la no Parlamento, pois embora se trate de uma discussão interna da categoria, na OAB/AL, a iniciativa das mulheres advogadas encontra na luta por uma sociedade mais equilibrada entre gêneros a importância geral nesse avanço tão necessário para todos e todas, audiência é entendida pela parlamentar, e por nós, como mais um momento de diálogo sobre esse tema, empoderamento das mulheres, no sentido de uma sociedade mais equilibrada entre homens e mulheres.", explicou.

Jó Pereira comentou que a audiência aproxima advogados e advogadas da Casa: "A categoria tem diversas comissões que podem atuar junto às comissões temáticas da Assembleia Legislativa, assim como participar de outras tantas audiências públicas propostas no Parlamento. A Casa de Tavares Bastos e a advocacia alagoana, de forma atuante, têm muito a contribuir para a sociedade. Que essa audiência aproxime ainda mais a OAB dos canais de participação democrática da Casa do povo.".

A deputada finalizou com um convite amplo às advogadas e advogados: "Meus colegas advogados e minhas colegas advogadas, essas mulheres que venceram vários desafios pra chegar na Ordem, podem contribuir muito nas discussões e decisões na vida política de nosso estado, seja em conselhos, na vida partidária, cargos eletivos, cargos em comissão e em audiências como essa. A política é a força de uma democracia quando exercida pelo diálogo e participação de todos."