Política

'Mulheres Guerreiras' alagoanas são homenageadas em sessão especial da Assembleia Legislativa

Proposta foi de iniciativa da deputada Fátima Canuto (PSC), como parte das comemorações alusivas ao mês de março

Por Ascom ALE 22/03/2022 14h53
'Mulheres Guerreiras' alagoanas são homenageadas em sessão especial da Assembleia Legislativa
Sessão especial ocorreu na segunda-feira na Assembleia Legislativa do Estado - Foto: Ascom ALE

A Assembleia Legislativa realizou na segunda-feira, 21, uma sessão especial para debater o tema “Mulheres Guerreiras” e promover a entrega do troféu “Mulher Guerreira Alagoana” às mulheres de destaque nas mais diversas áreas de atuação no Estado. A proposta foi de iniciativa da deputada Fátima Canuto (PSC), como parte das comemorações alusivas ao mês de março. A homenagem é realizada anualmente, mas, devido às restrições impostas pelos protocolos sanitários, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esteve suspensa nos últimos dois anos. “Depois de tanto tempo sem realizarmos sessões especiais e audiências públicas, estamos reabrindo com esse evento especial das mulheres guerreiras alagoanas”, disse a parlamentar.

Fátima destaca que o encontro, além de discutir temas como os direitos e as dificuldades que as mulheres enfrentam no seu dia-a-dia, teve como objetivo render homenagens àquelas que trabalham em prol de uma melhor qualidade de vida para outras mulheres, com a concessão do troféu “Mulher Guerreira Alagoana”. Foram homenageadas mulheres de Norte a Sul e do Litoral ao Sertão do Estado, representantes de organizações não governamentais (ONGs), além de instituições que trabalham com mulheres, com o segmento LGBTQI+, que trabalham com câncer, mulheres na política, na magistratura, entre outras. “Temos vereadoras que assumiram pela primeira vez a Câmara Municipal de suas cidades e outras que exercem o cargo há cinco mandatos. Temos a primeira presidente do CREA/AL, representantes da OAB/AL, vários segmentos”, elencou Fátima Canuto, acrescentando que a sessão realizada pelo Parlamento foi o momento onde a mulher pode discutir suas demandas.

As deputadas Ângela Garrote (PP) e Jó Pereira (MDB) prestigiaram a sessão. “Como não nos sensibilizar com as várias mulheres que diariamente enfrentam todos os tipos de dificuldades, desde a ausência de políticas públicas até a violência doméstica”, destaca Jó Pereira, após ouvir os relatos da jornalista da rádio Jovem Pan, Edjane Melo, que narrou sua luta contra o câncer, e da tenente-coronel da Polícia Militar de Alagoas, Danielli Assunção, comandante da Patrulha Maria da Penha, que falou sobre sua trajetória atuando no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Na sequência, a deputada Ângela Garrote disse que ouviu atentamente as falas de suas antecessoras e também já passou por momentos difíceis em sua vida. Ela parabenizou o trabalho realizado pela tenente-coronel Danielli em defesa das mulheres. “Quero dizer que nós, mulheres, não devemos baixar a cabeça para o homem. Como disse a tenente-coronel Danielli, nem que seja por meio de denúncia anônima, devemos pedir socorro, porque não podemos mais nos calar com a violência que vivemos”, observou Garrote, apelando a Deus para que a jornalista Edjane Melo não volte mais a enfrentar a batalha contra o câncer.

Além de Edjane Melo e da tenente-coronel Danielli Assunção, também foram agraciadas com o troféu “Mulheres Guerreiras Alagoanas” a desembargadora Maria Valéria Lins Calheiros; a senhora Welitania, voluntária do Instituto Crescer Cidadão, em Delmiro Gouveia; a representante do grupo LGBTQIA+, Ana Moura; a presidente do CREA/AL, engenheira Rosa Maria Barros Tenório; a prefeita de Atalaia, Cecília Rocha; a ex-vereadora por Japaratinga, Cícera Maria Trindade; as representantes da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Miriam Maciel, Elia Pontes, Lídia Fiuza; a ex-secretária de Estado do Planejamento, Delza Leite Góes Gitaí; a empresária Valéria Albuquerque; Maria Neide Martins, a Mãe Neide, que se destaca por sua atuação na difusão da cultura afro-brasileira; e a vice-prefeita do Pilar, Ivanilda Rodrigues.