Política

AMA disponibiliza relatório de gestão 2021 em formato digital

Relatório lista conquistas e resultados positivos dentro do cenário político

Por Imprensa AMA 14/03/2022 14h31
AMA disponibiliza relatório de gestão 2021 em formato digital
Relatório de gestão da AMA - Foto: Imprensa AMA

Distribuído na versão digital, a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) disponibiliza o relatório de gestão 2021 com uma lista de conquistas e resultados positivos dentro do cenário político. A Associação esteve à frente de conquistas que ocorreram, junto com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), sem perder o foco de auxiliar cada gestão com um serviço de excelência.

Transparência é a nossa marca. Ao longo de quatro décadas, o compromisso da AMA é a responsabilidade de proteger o caminho do desenvolvimento e da eficiência na gestão municipal. A AMA é a casa do Municipalismo que fortalece as cidades por meio de reuniões, congressos, seminários, palestras, oficinas, intercâmbios com temas atuais e inerentes às gestões.

Clique aqui e confira aqui todas as conquistas de 2021, da Associação dos Municípios Alagoanos, no relatório de gestão ou leia o resumo abaixo:

40 anos de municipalismo forte em Alagoas

Em 2021, a AMA comemorou os 40 anos de existência, sempre na vanguarda na luta e na defesa dos municípios alagoanos. Durante essas quatro décadas, a entidade se tornou referência em autonomia e em uma grande casa para a formação dos servidores e técnicos do serviço público municipal.

Covid-19

Empenhada no combate desde os primeiros meses da pandemia, a AMA continuou forte nas orientações e sendo a principal ponte entre os órgão na articulação da vacinação e nas estratégias de combate ao vírus.

Os municípios se empenharam durante a vacinação contra o novo Coronavírus e seguem imunizando a população, reforçando a necessidade da terceira dose e de continuarem com todos os cuidados necessários.

Conquistas

De forma articulada com a liderança da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os prefeitos alagoanos e de todo o Brasil se organizaram e lutaram por pleitos importantes para a administração pública, a fim de fortalecer as gestões e promover a garantia de direitos às cidades.

Graças à forte articulação e mobilização dos gestores, grandes pautas como o 1% do FPM de Setembro, o parcelamento das dívidas previdenciárias, o auxílio financeiro da saúde dos municípios, a aprovação da PEC dos Precatórios e tantos outros avanços puderam ser vivenciados ainda em 2021.

Alagoas no topo

Hugo Wanderley também comemorou a presença de dois grandes alagoanos em grandes posições de respeito em Brasília. A prefeita de Feliz Deserto, Rosiana Beltrão, foi eleita como vice-presidente da CNM, cargo que ocupa sendo articuladora direta com o também alagoano e presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira.

Seca

Os problemas de seca e estiagem nunca foram novidades em Alagoas, mas em 2021, o que surpreendeu foi a omissão do Governo Federal em ameaçar, por diversas vezes, suspender a Operação Pipa nos municípios, que beneficia milhares de pessoas do Sertão e Agreste de Alagoas.

Sempre a postos em defesa dos municípios, a AMA manteve durante todo o ano, uma fiscalização constante para que a atividade não fosse suspensa ou reduzida. Outros órgãos como a Defensoria Pública da União e os parlamentares alagoanos se somaram à luta e não baixaram a guarda.

Fechamento de agências

De maneira arbitrária, o Banco do Brasil fechou agências e postos de atendimento em todo o território nacional, inclusive em 10 municípios alagoanos. Preocupado com o impacto dessa medida que afeta milhares de cidadãos que dependem dos serviços prestados pela instituição financeira, o presidente da AMA encabeçou uma mobilização nacional ao lado da CNM e de deputados federais.

Após a reivindicação da Associação, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados fez uma visita técnica aos municípios de Maribondo e Dois Riachos, em junho, para averiguar o fechamento de agências do Banco do Brasil (BB) no Estado. A visita foi acompanhada pelo presidente Hugo Wanderley, prefeitos da região e parlamentares.