Política

Mulheres vão ocupar as ruas no 8 de março por um Brasil sem fome, machismo e racismo

Concentração será às 8h, na praça dos Martírios e de lá a manifestação vai caminhar até a praça Deodoro, e depois pelo calçadão

Por Assessoria 05/03/2022 08h59
Mulheres vão ocupar as ruas no 8 de março por um Brasil sem fome, machismo e racismo
Levante Feminista do Distrito Federal, onde ato também ocorrerá - Foto: Divulgação / Levante Feminista DF

A Frente Feminista de Alagoas, formada pelas mulheres representantes de partidos de esquerda, sindicatos, entidades feministas e movimentos sociais, está convocando um grande ato no Centro de Maceió, dia 8 de março.
A concentração será às 8h, na praça dos Martírios e de lá a manifestação vai caminhar até a praça Deodoro, e depois pelo calçadão.

As mulheres vão lutar contra a carestia, o desemprego, a precarização das relações de trabalho e a fome. Também vão gritar contra a exploração sexual a que são submetidas milhares de mulheres e crianças, esmagadas pela situação de extrema pobreza em que são mergulhadas em uma sociedade baseada na exploração e objetificação dos corpos.

Em Maceió, as mulheres vão protestar também contra a destruição de cinco bairros para garantir os altos lucros da Braskem, com a extração de sal-gema.

A concepção capitalista de que o lucro está acima da vida destruiu as moradias de mais de 50 mil pessoas. A realidade dessas famílias está muito distante de ser resolvida, como a empresa propagandeia em suas peças publicitárias.

Além destas questões, são pautas dos movimentos de mulheres, que serão entregues às autoridades, a reivindicação de ampliação das creches públicas, o funcionamento das delegacias contra a violência à mulher com plantões aos finais de semana, por apoio à agricultura familiar e às mulheres agricultoras, pelo investimento em moradia popular beneficiando prioritariamente as chefes de família, entre outros pontos levantados pelas organizações.