Política
Sétima UPA de Maceió é inaugurada no bairro Chã da Jaqueira
Nova unidade de saúde é do tipo III, com leitos de observação e de urgência
O governador de Alagoas, Renan Filho (MDB), e o Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, com o objetivo de fortalecer a saúde da população e garantir assistência pré-hospitalar e de qualidade, inauguraram nesta sexta-feira (25), à sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro da Chã da Jaqueira, na parte alta de Maceió.
A unidade que teve as obras adiantadas para a entrega no tempo mais hábil possível devido ao aumento de casos de síndromes gripais recebe o nome do médico Cláudio Costa, pai de Alexandre Ayres, que morreu em 2021.
A UPA Dr Cláudio Costa é do tipo III, e deve atender 350 pessoas diariamente, 24h por dia e conta com leitos de observação e de urgência, com serviços de raio X, eletrocardiograma, laboratório de análises e outros, tendo referência nas áreas de clínica geral, ortopedia, pediatria e odontologia. Com esta unidade, o estado de Alagoas passa a contar com 10 UPAs para o atendimento da população.
Renan Filho ressaltou a importância que o espaço tem para a população do bairro e adjacências e lembrou que Maceió era a única capital do Nordeste que não tinha nenhuma UPA funcionando quando ele assumiu o governo.
“Todos sabemos o que significa ter um atendimento de urgência, e em especial perto de casa. Nossa meta e prioridade é essa, salvar vidas e levar saúde aos alagoanos, antes a capital não tinha uma unidade deste tipo em funcionamento. E agora, o estado tem o maior conjunto de investimento em UPAs em uma capital. Investimentos com força na área de urgência, algo que nunca foi feito por aqui ”, pontua Renan.
Ayres lembrou de todo o esforço que a gestão vem fazendo para garantir o melhor na saúde para os alagoanos. “Foram muitos esforços, todo mundo sabe que esses dois últimos anos não foram fáceis, em especial para a área da saúde por conta da pandemia causada pela Covid-19, mas não recuamos e fizemos e estamos fazendo o possível para garantir atendimento a todos. E hoje {sexta-feira, 25} estou aqui inaugurando mais uma UPA para os alagoanos’’, disse o secretário lembrando que neste sábado (26), faz três anos que está à frente da pasta.
O secretário também agradeceu a homenagem prestada ao seu pai, o médico Cláudio Costa. “Hoje estou aqui ao lado da minha família fazendo essa entrega, não é porque é meu pai, mas foi um homem íntegro e um médico que se doou pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e acreditou no SUS’’.
O irmão de Ayres, Cláudio Filho, o Cacau, prefeito de Marechal Deodoro, também agradeceu pelas homenagem a seu pai e enfatizou o trabalho do Governo de Alagoas. “Em todas as áreas, o trabalho vem sendo feito. Mas, neste momento ressalto o trabalho dessa gestão na área da saúde com o enfrentamento a Covid-19. Uso o espaço também para agradecer a deputa Estadual Cibele Moura pela indicação do nome do pai para essa unidade’’, falou emocionado.
Para Horge Luiz de Melo, presidente da ONG Social Horge Venenoso e membro da Associação dos moradores da Chã da Jaqueira, a UPA é de fundamental importância para a região porque vai desafogar os atendimentos nas demais unidades.
“Isso já era um pedido antigo nosso, e o governador Renan Filho nos atendeu. Isso aqui vai salvar vidas e foi entregue em um período difícil que o mundo enfrenta com a pandemia. È uma vitória e só temos que agradecer’’, expôs Horge.
Na ocasião, o governador Renan Filho aproveitou para anunciar que, em breve será entregue o Hospital da Criança, em Maceió. Participaram da solenidade, deputados, vereadores, secretários e sociedade civil.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas