Política
Câmara e Tribunal de Contas anunciam renovação de convênio com a TV Cidadã
Objetivo é aproximar ações do Legislativo Municipal com a população em sinal de tv aberta
A cobertura televisiva da Câmara Municipal de Maceió será ampliada a partir deste ano. Na manhã de sexta-feira (18) foi anunciada a renovação do convênio entre a casa com a TV Cidadã, administrada pelo Tribunal de Contas do Estado. A meta é aproximar ainda mais as ações dos parlamentares da população. As sessões, no momento, já são retransmitidas em tv aberta pelo Canal 35.2 no dia seguinte. A proposta, a partir de agora, é que possam ser geradas ao vivo e, ainda, serem repercutidas na Rádio Senado 105,5 FM que irá operar com 6h de programação local após o carnaval. O modelo inédito é reflexo do novo modelo de gestão transparente da Mesa Diretora comandada pelo vereador Galba Netto (MDB).
Os termos foram definidos no encontro com o presidente do TCE, conselheiro Otávio Lessa na presença do 1° secretário, vereador Marcelo Palmeira (PTC) e do vice-presidente, vereador Luciano Marinho (MDB), além do procurador Marcelo Brabo. Os diretores de comunicação do TCE, Geraldo Câmara e da CMM, Marcos Rodrigues também acompanharam a reunião.
"Os meios de comunicação oficial levam conteúdo fidedigno à população. E combatem as informações falsas que surgiram com a tecnologia. E boa informação, a correta é fundamental. E nós nos esforçamos muito para poder concretizar esse novo convênio. Estamos tendo a oportunidade junto com o presidente Otávio de incluirmos mais conteúdo a programação da TV Cidadã. Agora, de forma ao vivo com nossas sessões em tv aberta para a população se aproximar ainda mais do Poder Legislativo Municipal e acompanhar os nossos trabalhos", disse Galba.
Segundo o vice-presidente Luciano Marinho (MDB) o parlamentar estando próximo do cidadão que o elegeu irá compreender ainda mais o seu papel, fortalecendo também a própria democracia. "As ações do poder sendo apresentadas ao cidadão enriquece o Legislativo e lhe dá condições efetivas de também interagir e entender com clareza como atuamos em defesa dos seus interesses", considerou Marinho.
O acesso ao meio de comunicação também foi enaltecido pelo 1° secretário Marcelo Palmeira. Ele lembrou que sendo em tv aberta, o cidadão de baixa renda na periferia irá poder acompanhar o que está sendo discutido e votado para o desenvolvimento da cidade e solução de problemas.
"As pessoas dos bairros periféricos que não têm oportunidade de ter acesso a tv fechada ou até mesmo pacotes de internet, agora, irão poder assistir. E nós vamos focar nesse público que vai poder receber essa informação em sua casa. Por isso nós vamos manter essa parceria por muito tempo" , observou Palmeira.
Compromisso
De acordo com o presidente do TCE, conselheiro Otávio Lessa, os poderes têm compreendido a necessidade de tornarem públicas suas ações por meio da TV Cidadã. Seja pelo canal ou também pela rádio a relação da sociedade será de maior proximidade com os temas discutidos.
"Nós conseguimos através dos poderes essa aproximação. Todos compreenderam que com um pouco de investimento é possível consolidar nosso canal para chegar mais perto da sociedade. Esse é o grande ponto do que foi discutido aqui com a renovação desse convênio", enfatizou Otávio.
No momento a CMM já tem um programa, o primeiro produzido pela casa por meio da Diretoria de Comunicação. O Câmara em Debate, que está no ar canal da Câmara no YouTube e na TV Assembleia, também, irá ser transmitido pela TV Cidadã. A expectativa é que em sua segunda temporada ele possa ser ainda mais dinâmico e alcançar mais pessoas com os novos espaços de transmissão.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas