Política

15 de janeiro de 2022 10:18

Prefeitos elegem diretoria de consórcio para cessão de saneamento no interior

O colegiado representa o segundo maior bloco de concessão de água em Alagoas, com quase mais de um milhão de habitantes, ficando atrás apenas do bloco A, da Região Metropolitana de Maceió.

↑ Gestores municipais assinaram protocolo de intenções para investimentos (Foto: Davi Salsa)

Mais de 20 prefeitos de várias regiões de Alagoas  se reuniram na última sexta-feira (14), no auditório do Hotel Sol Nascente, na cidade de Arapiraca, para eleger a primeira diretoria do consórcio para cessão dos serviços do saneamento nos municípios.

O colegiado representa o segundo maior bloco de concessão de água em Alagoas, com quase mais de um milhão de habitantes, ficando atrás apenas do bloco A, da Região Metropolitana de Maceió.

A proposta dos prefeitos e prefeitas visa juntar esforços e novos estudos técnicos para ter uma concorrência financeira atrativa em leilão com valores justos nas contas de água e faixas amplas de tarifas sociais para a população.

Na abertura da reunião, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB), falou da característica peculiar do bloco em comparação com os blocos A, B e C.

“Essa formação de bloco é eminentemente uma questão técnica e não política. Estamos aprendendo com as experiências das outras cidades e aprimorando nossos estudos para termos um leilão atrativo, com segurança jurídica e tarifa justa de água e dos serviços para a população”, afirmou.

Ainda durante o evento, a secretária de Serviços Públicos de Arapiraca, a engenheira civil Caroline Valeriano, apresentou aos prefeitos e prefeitas os estudos realizados no município.

Com 249 mil habitantes, o município tem 30 mil residentes na área rural. O levantamento técnico mostra que 93% dos moradores de Arapiraca já contam com os serviços de abastecimento de água.

A segunda maior cidade de Alagoas conta com duas bacias hidrográficas, as do Riachos Piauí e Perucaba. “Nosso estudo foca no controle de perdas, melhorias dos dois atuais sistemas de abastecimento, controle de qualidade dos serviços e tarifas justas”, acrescentou.

O prefeito de Coité do Nóia, Bueno Higino, foi eleito presidente do colegiado, que também é formado pelos prefeitos de Coruripe, Marcelo Beltrão; de Girau do Ponciano, David Barros; de Olho d’Água das Flores, José Luiz, e de Minador do Negrão, Josias Aprígio.

Com a formação do colegiado, os prefeitos e prefeitas assinaram o Protocolo de Intenções para fortalecer a cooperação pactuada do grupo e fazer avançar a articulação com outros entes municipais, estaduais e federais para a cessão dos serviços de saneamento básico nos 20 municípios.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Davi Salsa – Sucursal Arapiraca

Comentários

MAIS NO TH