Política

30 de novembro de 2021 10:40

Paulo Dantas larga na frente na disputa pelo governo

Deputado estadual tem intensificado agenda política no interior na companhia do próprio governador, de prefeitos e vereadores

↑ Paulo Dantas chegou a informar que não é candidato ao governo, mas tem corrido trecho nos municípios (Foto: Divulgação)

Dos interessados em assumir o Governo do Estado, caso se consolide a saída de Renan Filho (MDB), o único que já começou a “correr trecho” e a apresentar seu nome em locais onde é pouco – ou nada – conhecido, é o deputado estadual Paulo Dantas (MDB), que tem participado de diversas agendas pelo interior ao lado de prefeitos, vereadores e do próprio governador. Mas isso não é diferente em Maceió, onde ele vem fortalecendo seu nome em bairros populosos, especialmente na companhia de vereadores. Segundo o cientista político Ranulfo Paranhos, o parlamentar só tem a ganhar com a agenda que vem tocando.

“Se tudo isso der errado, ele ainda tem um retorno. Alguém que já faz uma pré-campanha é um nome disponível e ele pode capilarizar esse esforço de pré-campanha para governador ou para sua reeleição a deputado estadual. Ou quem sabe deputado federal. Isso que ele está fazendo está muito correto”, analisa.

O cientista político ressalta que a iniciativa do parlamentar se dá por causa das incertezas da democracia.

“Quanto mais democrático é o local, mais competitiva é a eleição e isso quer dizer, também, que a gente não sabe qual é o resultado final do pleito eleitoral. Políticos se colocando à disposição, indica muito desse grau de incerteza e isso é muito positivo para a democracia, embora esse grau de incerteza diz que a possibilidade de ele ser governador temporário está aberta, assim como a possibilidade dele ser o candidato a governador do estado do grupo de Renan Filho”, comenta Paranhos.

Paulo Dantas, além do aparente apoio do governador Renan Filho, parece também contar com a simpatia do presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (Solidariedade), e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP).

Durante uma entrevista a uma rádio de Água Branca, no Sertão de Alagoas, Arthur Lira comentou sobre a possibilidade de Paulo Dantas ser o nome de seu grupo para suceder Renan Filho, seja por eleição indireta – caso o governador renuncie para concorrer ao Senado –, seja no pleito de outubro de 2022.

“Se o governador Renan Filho se afastar do cargo e a Assembleia escolher o tampão, o deputado Paulo Dantas tem nossa amizade, simpatia e carinho. É um deputado muito querido e só precisa ser mais conhecido no estado de Alagoas, mas quem o conhece sabe como ele atua. Ele deve e pode ser o nosso candidato”, disse Lira.

Tribuna Independente procurou Paulo Dantas, através de sua assessoria, para saber se sua agenda recente tem o foco de fortalecer seu nome ao Governo do Estado, mas não houve resposta até o fechamento dessa edição.

Mas na edição de 23 de novembro, Paulo Dantas não confirmou ser candidato ao Governo do Estado.

“Eu tenho me dedicado à minha reeleição como deputado estadual, mas me sinto feliz de ser lembrado como possível nome para o Governo de Alagoas, principalmente pela população. No entanto, não devemos antecipar as eleições de 2022. Ainda mais quando não se sabe se o governador Renan Filho irá deixar o governo ou não”, disse em nota enviada à reportagem.

Fonte: Tribuna Independente

Comentários

MAIS NO TH