Política

Para Cibele Moura, Região Norte vivencia chegada de investimentos

Deputada avalia desenvolvimento dos municípios do Litoral Norte e destaca ações do seu mandato

Por Texto: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte com Tribuna Independente 27/11/2021 10h45
Para Cibele Moura, Região Norte vivencia chegada de investimentos
Reprodução - Foto: Assessoria

Deputada estadual mais jovem eleita em Alagoas, Cibele Moura (PSDB), natural de Maceió, filha do atual prefeito de Paripueira Abrahão Moura e da ex-prefeita da Barra de Santo Antônio, Emanuella Moura, obteve uma expressiva votação de quase 38 mil votos, e fez a sua estreia na Assembleia Legislativa do Estado com bandeiras que abraçam a luta em defesa da juventude, da mulher alagoana e da geração de emprego e renda. Estudante do curso de Direito, a parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, tem tido destaque com uma enorme produção legislativa na casa de Tavares Bastos. Sendo a mais jovem parlamentar desta 19ª legislatura, Cibele Moura, no intervalo desta entrevista exclusiva à Tribuna Independente, assinou emendas impositivas em favor do esporte amador de Alagoas. As emendas foram destinadas à Federação Alagoana de Handebol e à Federação de Basketball de Alagoas. Cada entidade receberá R$ 20 mil, totalizando R$ 40 mil para usarem na aquisição de materiais e realização de eventos esportivos.

Tribuna Independente – A deputada é uma das parlamentares mais jovens da história política de Alagoas? Isso representa uma mudança na visão do eleitor?

Cibele Moura – Ser a deputada mais jovem do Brasil é muito significativo, principalmente no contexto atual, em que os jovens têm assumido cada vez mais protagonismo, principalmente pelo advento da internet, que tem dado cada vez mais voz aos jovens e feito com que eles assumam os espaços de poder. Numa breve análise, podemos perceber a grande quantidade de jovens que têm sido eleitos, principalmente no âmbito do Poder Legislativo. Além disso, numa análise da história recente, podemos perceber que as grandes mudanças ocorridas no Brasil tiveram a presença da juventude. Aqui eu destaco o movimento pelas Diretas Já, os impeachments dos ex-presidentes Fernando Collor e Dilma Rousseff e os protestos ocorridos em 2013 pelo passe livre, que acabaram culminando em outras pautas relevantes para o país. Com isso, podemos ver que os jovens sempre estiveram presentes no debate político nacional, o que agora têm se tornado mais efetivo à medida que são eleitos pela população. Diante disso, meu papel, enquanto deputada mais jovem do Brasil, é inspirar que os jovens participem e ocupem, cada vez mais, esse espaço que os pertence.

Tribuna Independente – Sua história política começa no Litoral Norte, onde seu pai foi e continua sendo um líder influente, agora como prefeito de Paripueira. Quanto representou o litoral norte em termos de construção de imagem na sua eleição?

Cibele Moura – O Litoral Norte de Alagoas é a minha casa e a minha escola, foi onde cresci e aprendi muito politicamente, onde também aprendi sobre ter responsabilidade e sobre poder trabalhar por nossa gente. Tenho orgulho em ter meus pais como referência. Meu pai e prefeito de Paripueira, Abrahão Moura e minha mãe, ex-prefeita da Barra de Santo Antônio. Por isso, acredito que o Litoral Norte teve um papel decisivo na minha eleição, pois foi esse povo que me acolheu e me apresentou para Alagoas, me credenciando a estar na Assembleia legislativa, inclusive sendo a Deputada mais votada da Região.

Tribuna Independente – Quais as principais deficiências ainda encontradas atualmente no Litoral Norte, apesar do enorme apelo turístico?

Cibele Moura – O Litoral Norte de Alagoas foi por muito tempo esquecido, com baixa atenção para novos investimentos e para o desenvolvimento de políticas públicas que beneficiassem a realidade da nossa gente. Hoje, nossa região ainda tem muitos desafios, mas precisamos muito destacar os avanços obtidos, que foram fruto de um grande trabalho. Dentre os avanços, a atração de novos empreendimentos hoteleiros enaltece o que temos de melhor: a nossa riqueza natural, e com esses novos investimentos, nossa região provocou o aquecimento do mercado imobiliário e turístico de Alagoas. Outros investimentos importantes foram a duplicação da AL 101 Norte, a pavimentação das principais vias estaduais da Região, o desenvolvimento de programas que favorecem os municípios e outros fatores, que juntos representam desenvolvimento e geração de renda para a população. Eu, como a deputada com a maior produção legislativa da atual composição da Assembleia, tenho centenas de indicações solicitando melhorias para a Região Norte, ouvindo diariamente as pessoas, levando as demandas para o nosso legislativo, cobrando e fiscalizando para que as ações sejam intensificadas na região, e assim, possamos ajudar a construir um futuro ainda melhor.

Tribuna Independente – Na sua visão, mesmo com os grandes investimentos que estão surgindo, o que se pode fazer para que o Litoral Norte seja competitivo internacionalmente?

Cibele Moura – As nossas belezas naturais por si só já contribuem muito para que sejamos não só competitivos, como reconhecidos internacionalmente. Porém, é preciso que haja esforços conjuntos entre o setor público e o setor privado, sobretudo no sentido de ampliarem a infraestrutura turística dos municípios e buscar, cada vez mais, maiores investimentos para a região, não esquecendo do desenvolvimento de programas para o fornecimento de mão de obra qualificada, o que sem dúvidas passa pelo crivo da educação.

Tribuna Independente – O que representa hoje o turismo para a Costa dos Corais em Alagoas?

Cibele Moura – O turismo hoje é a principal ativo econômico da região e tem sido impulsionado cada vez mais na região norte. Ele é responsável pela geração da maioria dos empregos e desenvolvimento local. Precisamos impulsionar o setor com mais investimentos e um olhar estratégico do executivo, como qualificação de mão de obra e infraestrutura adequada.

Tribuna Independente – A deputada tem algum projeto específico para o turismo na região?

Cibele Moura – Minha principal missão é tornar a região norte um ambiente de negócio favorável para o trade turístico. Por isso atuei na viabilização da chegada do grupo Vila Galé na Barra de Santo Antônio, solicitei ao governador a ampliação da duplicação da rodovia, fiz diversas indicações para a capacitação profissional da população, e realizei emendas ao orçamento de Alagoas, destinando valores para o desenvolvimento da infraestrutura local.