Política
Especialistas têm Arthur Lira como central para 2022
Cientistas políticos analisam condição política do presidente da Câmara dos Deputados

Numa entrevista dada a uma rádio de Água Branca, no Sertão de Alagoas, o deputado Arthur Lira (PP), presidente da Câmara dos Deputados, afirmou, com todas as letras, que a sucessão do governador Renan Filho (MDB), se for pela Assembleia Legislativa Estadual (ALE), passará por ele devido a um acordo que tem com o presidente do parlamento estadual, Marcelo Victor (Solidariedade). Para a cientista política Luciana Santana, o parlamentar é um ator político importante no cenário local, assim como o nacional.
“Ele tem uma influência muito grande sobre decisões e articulações políticas. Não é nenhuma novidade [a entrevista] considerando sua proximidade com Marcelo Vitor, é esperado que esse acordo aí caso a renúncia do governador se concretize, e esse acordo seja colocado em prática. Acredito que Arthur Lira tem tudo para influenciar na escolha do nome que será o governador tampão. Além disso, está claro que ele também terá um peso grande nas eleições de 2022”, analisa Luciana Santana.
Já o cientista político Ranulfo Paranhos, ressalta que a fala de Arthur Lira também serve para demarcar território e reafirmar sua posição no jogo político para 2022.
“É uma fala no sentido de dizer ‘eu estou no jogo e tenho cartas e fichas para jogar, e essas fichas têm chance de se multiplicar’. Então, Marcelo Vitor tem grandes possibilidades de ser eleito via Assembleia Legislativa para o cargo de governador tampão e isso ameaça mais à frente uma eleição de sucessor do Renan Filho. Mas há, tanto por um lado como por outro, a possibilidade de negociação”, analisa. Veja, é possível uma aliança entre Renan Filho e grupo do Marcelo Vitor com Arthur Lira, mas essas portas tendem a se fechar um pouco adiante por causa das disputas estabelecidas em Brasília entre Arthur Lira e o senador o Renan Calheiros”, completa Ranulfo Paranhos.
Durante a entrevista à rádio de Água Branca, Arthur Lira relatou o seguinte: “Meu compromisso, claro e público, com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor é de que se o governador se afastar de seu mandato, eu acompanharei a escolha do nome da Assembleia Legislativa. Se o governador ficar no mandato, que eu aposto, a escolha [do candidato] será minha e o presidente da Assembleia Legislativa apoiará o nome que eu escolher”.
O presidente da Câmara dos Deputados ainda comentou sobre a possibilidade de o nome escolhido pelo grupo, tanto para a eleição indireta quanto para direta, em outubro de 2022, ser o deputado estadual Paulo Dantas (MDB).
“Se o governador Renan Filho se afastar do cargo e a Assembleia escolher o tampão, o deputado Paulo Dantas tem nossa amizade, simpatia e carinho. É um deputado muito querido e só precisa ser mais conhecido no estado de Alagoas, mas quem o conhece sabe como ele atua. Ele deve e pode ser o nosso candidato”, disse Arthur Lira.
O governador Renan Filho pode se afastar do cargo ao final de março de 2022 para concorrer ao Senado. Por não ter mais vice, já que Luciano Barbosa decidiu concorrer à Prefeitura de Arapiraca em 2020 e acabou eleito, a ALE tem de realizar uma eleição indireta para escolher seu substituto.
Mais lidas
-
1Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
2Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia
-
3Galo
CRB encerra treinos em São Paulo e segue nesta quarta para Santos
-
4Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
5Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela