Política

16 de junho de 2021 07:57

Vereadores fecham apoio e antecipam reeleição de Galba Netto à presidência da Câmara

Atual presidente do parlamento-mirim da capital alagoana já possui ao menos 20 dos 25 votos possíveis

↑ Galba Netto foi eleito presidente da Câmara Municipal de Maceió este ano e já conseguiu formar maioria para ser reeleito ao biênio 2022-2023 (Foto: Assessoria)

Os vereadores de Maceió decidiram antecipar a reeleição do presidente da Câmara, Galba Netto (MDB) e reeleger a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2022/2023. A recondução de Galba Netto está sendo articulada e já conta com apoio da maioria dos parlamentares.

O capítulo II, do artigo 37 do Regimento Interno da Câmara de Maceió diz que a eleição para renovação da Mesa Diretora, deverá ser realizada durante a última sessão ordinária do mês de junho do primeiro Legislativo da Primeira Sessão Legislativa da Legislatura, sendo os eleitos empossados no dia 1º de janeiro da 3ª Sessão Legislativa.

A reeleição para os mesmos cargos da Mesa Diretora se tornou possível com a aprovação do novo regimento interno da Câmara de Vereadores de Maceió, realizada ainda no mandato de Kelmann Vieira (Podemos), que utilizou desta ferramenta para também antecipar sua reeleição.

Galba Netto, já tem articulada a reeleição, pois conta atualmente com o apoio de quase todos os vereadores que compõem a Câmara, o que não deve atrapalhar seus planos. O último a anunciar que vai apoiar Galba foi o vereador Eduardo Canuto (Podemos). Anteriormente, ele estava no grupo que ficou conhecido como G11 e que fazia oposição à candidatura de Galba Netto à presidência da Câmara na primeira eleição.

A vereadora Teca Nelma (PSDB) também definiu apoio a Galba Netto para reeleição da presidência da Mesa Diretora. Sendo assim, com a chegada de Teca à base, o atual presidente conta agora com o apoio declarado de 20 vereadores ao todo, restando apenas cinco parlamentares na oposição.

Apesar de não fazer parte da base de Galba Netto, o vereador Joãozinho (Podemos), disse em entrevista à Tribuna Independente que é oposição a atual gestão municipal e não ao presidente da Câmara. “Apenas votei na chapa anterior contrária, no entanto, nunca tive nada pessoal contra o presidente Galba Netto”, garante.

O vereador Leonardo Dias (PSD) vai praticamente pelo mesmo caminho e ressalta que sua relação política com a Mesa da Câmara e com a Prefeitura permanecerá a mesma, de independência e respeito.

“Nas eleições para o segundo biênio, que devem ser realizadas antes do recesso, votarei no Galba Netto, por entender que a Casa obteve vitórias importantes como a redução do recesso parlamentar e a redução da margem de remanejamento do Orçamento Municipal”.

A reportagem da Tribuna Independente tentou manter contato com o atual presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto, para tratar sobre a antecipação da reeleição, mas não houve êxito.

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Victor Costa

Comentários

MAIS NO TH