Política

20 de abril de 2021 17:53

GGI dos Bairros recebe vereadores que vão acompanhar ações sobre afundamento do solo

Ronnie Mota falou sobre as atuações do GGI dos Bairros e atualizou os vereadores sobre o andamento das negociações do município

↑ Vereadores da comissão estiveram na prefeitura no começo da tarde desta terça-feira (20) (Foto: Erik Maia / Secom Maceió)

O coordenador do Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros), Ronnie Mota, recebeu, no começo da tarde desta terça-feira (20), os vereadores da Comissão Especial Parlamentar dos Bairros em Afundamento de Solo, criada no começo do mês pela Câmara Municipal de Maceió.

A comissão é composta pelos vereadores Leonardo Dias, presidente; Cal Moreira, vice; e Oliveira Lima, 1º secretário. A comissão conta ainda com a participação dos vereadores doutor Valmir Melo e Aldo Loureiro. De acordo com o Leonardo Dias, a comissão quer realizar o acolhimento das vítimas que deixara imóveis nos bairros afetados ou não.

“Nós temos esse cunho social, para buscar garantir que as pessoas que tiveram que deixar suas casas recebam as indenizações, e que recebam um valor justo. Vamos cobrar ainda para que os moradores que resistem em deixar a região tenham segurança para permanecer em seus imóveis e que tenham a prestação dos serviços públicos”, afirma Leonardo Dias.

Para Ronnie Mota, a criação da comissão mostra que o Poder Legislativo está agindo na representação das mais de 15 mil famílias afetadas pelo afundamento do solo. “Nós entendemos a importância dessa comissão. É uma forma dos representantes escolhidos pelo povo de acompanharem essas ações de forma mais presente”, destacou.

O coordenador disse ainda que a atuação do Município tem sido vigilante quanto ao andamento das negociações e que também busca reparar os danos causados a cidade.

“Nós defendemos que, além das pessoas, o município de Maceió também foi prejudicado, por isso temos uma posição rigorosa em busca da reparação dos danos causados. Em diversas oportunidades me posicionei explicando que temos um problema que afeta todo o município. Perdemos o acesso a um importante corredor de transporte. Perdemos um trecho de um modal de transporte, e temos que fazer um dimensionamento dos serviços de atendimento a população devido ao êxodo causado pelo desastre da mineração” pontuou o coordenador, que expôs, durante a reunião, as formas de atuação do GGI dos Bairros.

Ações da Comissão Especial

O vereador Leonardo Dias informou ao coordenador do GGI dos Bairros que a comissão pretende contratar uma assessoria técnica, composta por dois engenheiros, para emitir laudos que possam ser usados pelo legislativo nas ações da Comissão Especial.

Fonte: Secom Maceió / Texto: Erik Maia

Comentários

MAIS NO TH