Política

21 de janeiro de 2021 13:03

Maceió inicia vacinação contra Covid-19

Gestão municipal informa que irá seguir todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde para imunização dos grupos

↑ Pedro Madeiro informou sobre a prioridade de salvar vidas e garante equipes capacitadas nas imunizações (Foto: Divulgação)

Teve início ontem (20) a vacinação contra a covid-19 em Maceió. A campanha teve sua solenidade – com os primeiros imunizados pela Coronavac – no PAM Salgadinho. A capital alagoana já dispõe de mais de 12 mil doses do medicamento. A estratégia da Prefeitura é seguir os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde, dando prioridade aos servidores da linha de frente no combate à pandemia e idosos que vivem em abrigos.

À reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Maceió, explica como irá proceder.

“Com as primeiras doses recebidas, serão imunizados os idosos de Instituições de Longa Permanência [ILPIs] e profissionais de saúde das UPAs, PAM Salgadinho, Rede de Frio, Unidades de Referência em Síndrome Gripal e alas exclusivas covid-19 dos hospitais”, relata. “A vacinação agora será feita nos locais onde estão essas pessoas. Ou seja, unidades de saúde e ILPIs, com as equipes volantes da SMS e do Serviço de Atenção Domiciliar”, completa a SMS.

O órgão ainda ressalta que não haverá pontos drive-thru e pontos fixos neste momento.
“Estas estratégias serão adotadas para quando for possível ampliar a vacinação para idosos com mais de 75 anos e outros profissionais de saúde. Os profissionais das unidades de saúde que ficam em Maceió, mas pertencem ao Governo do Estado, serão imunizados pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas [Sesau]”, ressalta a SMS.

Contudo, quando já for possível ampliar o contingente daqueles a serem imunizados, a Prefeitura pretende instalar 13 pontos de vacinação em Maceió, sendo 10 fixos e três no sistema drive-thru. Segundo a SMS, esses locais fixos são: os três maiores shoppings da capital; o Papódromo, no bairro do Vergel; o Ginásio Arivaldo Maia, no Jacintinho; Ginásio CDR, no Cepa; Centro Municipal de Educação Infantil Vereador Braga Neto, em Bebedouro; na UFAL; no Instituto Galba Novaes, no Tabuleiro dos Martins; e na Escola Estadual Dr. Francisco de Melo, no Benedito Bentes.

Já os pontos drive-thru serão na Ufal, na sede da OAB, em Jacarecica; e no Estacionamento de Jaraguá.

Durante a solenidade no PAM Salgadinho, o prefeito JHC (PSB) ressaltou a estrutura disponível pelo Município de Maceió e o empenho dos servidores da saúde no combate à pandemia de covid-19.

“Nossa prioridade é proteger vidas. Temos uma equipe altamente capacitada, conhecedora do SUS, e empenhada em contribuir com a nossa cidade. Preparamos tudo para receber os imunizantes e, hoje, Maceió dispõe de grande central de logística, útil e eficiente que já coloquei, inclusive, à disposição do Estado. Afinal, Maceió é a capital de todos os alagoanos”, discursou JHC.

Já o titular da SMS, Pedro Madeiro, destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçou a necessidade de manutenção das medidas protetivas de distanciamento social e higienização.

“É o SUS que vem assumir a sua responsabilidade de proteger a população. Nós iniciamos um caminho duro para imunizar nossa população, mas é importantíssimo manter as medidas preventivas, como distanciamento social, uso de máscara e de álcool em gel 70%. Tudo isso será fundamental para vencermos essa batalha”, disse Pedro Madeiro.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Carlos Amaral

Comentários

MAIS NO TH