Política

JHC é eleito prefeito de Maceió com 58,64% dos votos válidos

Com discurso de mudança, novo prefeito conquistou 222.147 mil votos contra 156.704 do candidato Alfredo Gaspar

Por Lucas França/Jairo Silva com Tribuna Hoje 29/11/2020 19h49 - Atualizado em 28/03/2022 14h35
JHC é eleito prefeito de Maceió com 58,64% dos votos válidos
Reprodução - Foto: Assessoria

Maceió já tem um novo prefeito. Foi eleito o candidato João Henrique Caldas – o JHC (PSB), na disputa contra o candidato Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB).

Novo prefeito de Maceió foi eleito com 222. 147 mil votos (58,64%), contra 156.704 mil votos (41,36%) de Alfredo Gaspar.  Antes mesmo do fim das contagens dos votos, os apoiadores de JHC já comemoravam sua vitória.

Essa foi à segunda vez que o deputado federal JHC disputou a Prefeitura de Maceió. Em 2016 ele disputou sua primeira eleição para Prefeitura, batalha que foi vencida por Rui Palmeira (PSDB).

Este ano JHC fez sua campanha propondo mudança na política municipal e conquistou de início os jovens, no segundo turno o DataFolha já projetava a virada do deputado, já que Alfredo Gaspar venceu o primeiro turno, no dia 15.

Em sua primeira tentativa a prefeitura de Maceió, JHC não passou para o segundo turno ficou em terceiro lugar com pouco mais de 91 mil votos.  Na eleição de 2020, o deputado federal fez um trabalho que atraiu o público jovem pelas redes sociais.

O prefeito eleito teve aliança com o Partido Democrático Trabalhista (PDT), do ex-governador Ronaldo Lessa, que também já foi prefeito de Maceió. Já Alfredo Gaspar (MDB) teve como Aliado o prefeito Rui Palmeira (sem partido) e o Governador Renan Filho (MDB).

JHC declarou logo cedo que a cidade tinha mais uma oportunidade para assimilar as propostas de mudanças pregadas durante a campanha, que ele considerou limpa, honesta, transparente e propositiva.

O Candidato do PSB disse que o eleitor poderia confrontar ideias e propostas dos dois lados. Para ele – ‘’Tem um lado que seria continuidade do atual, e outro de mudanças. Somos a mudança de verdade’’.