Política

28 de outubro de 2020 08:10

Cinco candidaturas estão definidas na Região Norte

Juízes eleitorais concedem decisões que asseguram manutenção de candidatos

↑ Urna eletrônica (Foto: Agência Brasil)

Em Passo de Camaragibe, a candidata Márcia Coutinho, que concorria ao cargo para a prefeitura do município, apresentou carta de renúncia ao cargo, após o juiz da 12ª Zona Eleitoral, Douglas Beckhauser de Freitas, indeferir o registro de sua candidatura O juiz impediu o registro da então candidata em 21 de outubro, fruto de uma ação protocolada pelo Partido Progressista (PP), que tem como candidato a prefeito o vereador Luh Nogueira.

O Ministério Público Eleitoral também se posicionou favorável pela impugnação da ex-prefeita. O atual prefeito Ricardo Nogueira, que era vice de Vânia Câmara e que assumiu o cargo no dia 30 de setembro após a ex-prefeita ser afastada, será o substituto, tendo como vice Aline Malta.

Já em Porto Calvo, depois que a juíza da 14ª Zona Eleitoral, Lívia Maria Mattos indeferiu o registro de candidatura de Carla Maiara da Silva “Karla do Kaika”, a própria política desistiu da disputa eleitoral na noite de segunda-feira (26). O Diretório Municipal do PSD decidiu substituir Karla por Eronita Spósito, tendo Maria José de Melo, a “Mariiinha”, ocupando a vaga de vice-prefeita.

Segundo a ação do Ministério Público Eleitoral, Karla do Kaika não se afastou em tempo hábil do cargo em comissão, que ocupava no Senado Federal. O promotor diz ainda na ação que inusitado é que Carla Maiara foi apontada como substituta do então ex-candidato Carlos Eurico Leão e Lima, o Kaika (PSD), condenado em segunda instância por desvio de recursos públicos da merenda escolar.

Em outros três municípios as ações da justiça foram por deferimento de candidaturas. Em julgamento realizado na segunda-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral deu parecer favorável a Jadson Lessa, o “Pezão” e manteve sua candidatura a prefeitura de São Miguel dos Milagres. Seu pedido de candidatura tinha sido indeferido tanto pelo Ministério Público Eleitoral, bem como pelo juiz da 12ª Zona Eleitoral de Passo de Camaragibe.

Em Passo de Camaragibe, o juiz da 12ª Zona Eleitoral, Douglas Beckhauser de Freitas, decidiu rejeitar o pedido de impugnação de registro de candidatura feito pelo Partido Progressista e aceitou a candidatura de prefeito do município de Marcos Bomfim Alves, o “Marquinho do Ademir”.

Já em São Luiz do Quitunde, o registro da candidatura de Júnior Pedro foi deferido pela Justiça Eleitoral. “O parecer favorável do Ministério Público Eleitoral recomendou homologação da candidatura por estar em conformidade com a lei”, informou o juízo eleitoral.

A Justiça Eleitoral intimou o Ministério Público Eleitoral para manifestar-se na condição de fiscal da lei que, após solicitar informações ao Tribunal de Justiça de Alagoas sobre o processo, opinou favoravelmente pelo deferimento do registro da candidatura. Após o parecer favorável, o juiz da 17ª Zona Eleitoral, julgou improcedente a ação de impugnação de Cícero Cavalcanti e manteve o registro de candidatura de Junior Pedro.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli

Comentários

MAIS NO TH