Política

Indicados por Luciano Barbosa são exonerados do governo estadual

Edição do Diário Oficial do Estado de terça-feira (29) trouxe 48 demissões, principalmente na Seduc e na Vice-governadoria

Por Carlos Amaral – Editoria de Política com Tribuna Independente 01/10/2020 08h20
Indicados por Luciano Barbosa são exonerados do governo estadual
Reprodução - Foto: Assessoria

A queda de braço entre o vice-governador Luciano Barbosa e o governador Renan Filho, ambos do MDB, ganhou mais um round. Na edição de terça-feira (29) do Diário Oficial do Estado (DOE) consta a exoneração de 48 comissionados ligados ao vice-governador que, à revelia do comando da legenda no estado, se candidatou a prefeito de Arapiraca.

Entre os nomes exonerados está o de Laura Souza, que assumiu a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de outras pessoas que estavam lotadas na Vice-governadoria. Dos 48 nomes, 12 estavam na Seduc que, durante o governo Renan Filho, sempre esteve ligada ao vice-governador Luciano Barbosa.

Na mesma edição do DOE está a nomeação de Fábio Guedes, então presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), como novo secretário de Estado da Educação.

Os despachos do governador são em represália à decisão de Luciano Barbosa em se candidatar à Prefeitura de Arapiraca contra a orientação da direção estadual do MDB, presidida pelo senador Renan Calheiros.

O diretório estadual do MDB anulou a convenção realizada pelo diretório arapiraquense, que indicou Luciano Barbosa como candidato a prefeito e convocou outra. A decisão de qual encontro será válido virá do Judiciário. O diretório estadual do MDB também decidiu dissolver o municipal de Arapiraca.

Enquanto tudo estiver correndo nos tribunais, a candidatura de Luciano Barbosa prossegue, assim como as dos candidatos a vereador. Contudo, se ao fim do trâmite no Poder Judiciário o vice-governador sair derrotado, mesmo que ele seja eleito e tome posse na Capital do Agreste, todas as candidaturas emedebistas da cidade estão anuladas.

À edição de 26 e 27 de setembro da Tribuna, o advogado e professor da Ufal Welton Roberto explicou que “se em até 120 dias após a posse essa decisão ocorrer, o segundo colocado assume. Se o diretório municipal de Arapiraca for dissolvido, ninguém é candidato porque não tem partido e não há tempo hábil para os candidatos a vereador – com ou sem mandato – disputarem a eleição por outro partido. O MDB não participará da eleição na cidade”.

O conflito no MDB deve criar dificuldades para Renan Filho em 2022, que pretende disputar uma vaga ao Senado. Se Luciano Barbosa se eleger prefeito de Arapiraca, terá de renunciar ao cargo de vice-governador que passaria, na prática, a ser ocupado pelo presidente da Assembleia Legislativa Estadual (ALE), Marcelo Victor (Solidariedade), próximo ao deputado Arthur Lira (PP).

Marcelo Victor assumiria o Governo em 2022 porque o Renan Filho tem de renunciar ao cargo para participar das eleições.