Política

30 de setembro de 2020 20:29

‘É uma honra substituir um democrata’, diz Tutmés Airan ao tomar posse no Governo de AL

Tutmés fica no comando do Governo de Alagoas até segunda-feira (5)

↑ Desembargador Tutmés Airan assinando o termo de posse do Governo de Alagoas - Foto: Edilson Omena

O desembargador Tutmés Airan de Albuquerque Melo, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), assumiu o Governo do Estado no início da noite desta quarta-feira (30). Em solenidade – repleta de autoridades e profissionais da imprensa – que aconteceu no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, Tutmés Airan falou que estava honrado ao assumir o cargo. “Vou governar o meu bem querer, que é Alagoas. Além disso, é uma honra, ainda que temporariamente, substituir o governador Renan Filho, que é um democrata. Ser democrata, hoje, neste país, neste momento, precisa ser elogiado. Porque ser democrata, hoje, é apostar na humanidade”, afirmou o desembargador. Tutmés fica no comando do Governo de Alagoas até segunda-feira (5), quando o governador Renan Filho reassume.

Ao ser questionado sobre o que pretende fazer no comando do Governo neste período, Tutmés Airan respondeu à imprensa que está discutindo com o Gabinete Civil algumas situações. “Estamos vendo como podemos aproveitar ao máximo este momento. Estamos discutindo o projeto da Delegacia de Vulneráveis, por exemplo. Enfim, há algumas ideias que podem ser implementadas neste curtíssimo espaço de tempo, mas nós vamos tentar aproveitar ao máximo”, afirmou Tutmés Airan.

Discurso

Após assinar o termo que oficializava seu comando no Governo de Alagoas, Tutmés discursou para o público presente. “Alagoas é um pedaço do Brasil que eu amo muito. É a minha terra. Só por isso, já seria o bastante para justificar a minha honra e a minha alegria. Além disso, eu tenho muita honra, neste momento, de estar substituindo um democrata, que eu reputo que seja o governador Renan Filho, que vem de uma tradição de democratas. Especialmente, eu me refiro a dois familiares do governador: o senador Renan e o deputado federal Renildo Calheiros, que eu conheço há muitos anos. Neste momento, no Brasil, ser democrata é uma virtude que precisa ser enaltecida, pois estamos passando por uma tempestade de intolerância. Existe uma dificuldade enorme de se conviver com as divergências”, afirmou o desembargador.

Almagis

O juiz Sóstenes Andrade, presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), estava na solenidade e falou à reportagem da Tribuna que o “o Governo do Estado está entregue, temporariamente, em boas mãos”. “O desembargador Tutmés é um democrata. Ele tem uma história na advocacia, nas questões sociais, dentro da magistratura. Nós, como magistrados, estamos enaltecidos e alegres por essa assunção a esse cargo temporário”, afirmou o juiz.

Casal

Também nesta quarta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas concedeu o pedido suspensivo a favor do Estado contra decisão que havia impedido a realização do processo licitatório da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para concessão dos serviços de água e esgoto da Região Metropolitana de Maceió. O assunto foi mencionado no Palácio República dos Palmares.

“Concessão não é privatização. Conceder a expansão do serviço de abastecimento de água e saneamento é uma decisão política, tomada pelos poderes Executivo e Legislativo. A nós, do Poder Judiciário, cabe analisar, tão somente, a legalidade e a constitucionalidade desta decisão. Eu não observei nenhuma ilegalidade e nenhuma inconstitucionalidade, por isso autorizei a realização do leilão”, disse Tutmés.

Fonte: Texto: Rívison Batista

Comentários

MAIS NO TH