Política

MDB define candidato em Arapiraca

Convenção na capital do Agreste pode gerar desdobramentos para eleições em 2022, pois deixará vago cargo de vice-governador

Por Davi salsa - Sucursal Arapiraca com Tribuna Independente 15/09/2020 09h28
MDB define candidato em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

A um dia do prazo final para realização das convenções partidárias, o diretório municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) definirá nesta terça-feira (15) em Arapiraca, os nomes dos candidatos a prefeito e vice no segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, com um contingente de 143.228 eleitores cadastrados.

O vice-governador Luciano Barbosa e o deputado estadual Ricardo Nezinho estão se ajustando politicamente e um deles deve encabeçar a chapa. O nome para vice ainda depende de conversações com os grupos que irão formar a aliança, entre eles o PMN, PT, PC do B e provavelmente o PRTB, PSC e PROS, que tem cinco vereadores com mandato.

A convenção ocorrerá a partir das 9h, na sede do diretório municipal do MDB, em Arapiraca. Seu resultado terá desdobramentos nas eleições em 2022, uma vez que, no caso de Luciano Barbosa vencer a disputa local, o cargo de vice-governador ficará vago. O próximo na linha sucessória é o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Marcelo Victor (Solidariedade), ligado ao deputado federal Arthur Lira (PP).

O governador Renan Filho (MDB) pode disputar a única vaga no Senado Federal daqui dois anos e teria de deixar o posto para Marcelo Victor.

Lira faz oposição a Renan Filho e poderia recuar na indicação do nome do deputado estadual Tarcizo Freire (PP) na disputa pela Prefeitura de Arapiraca.

DISSIDENTES

Por outro lado, a prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos), que assumiu o cargo há cerca de 40 dias, após o falecimento do prefeito Rogério Teófilo (PSDB), deverá ser a principal adversária do MDB em 15 de novembro.

Candidata à reeleição, ela conta atualmente com o apoio dos oito vereadores dissidentes do PSDB, mas o presidente do diretório municipal Moacir Teófilo não aceita uma composição com a atual prefeita. E, devido a esse imbróglio, o senador tucano Rodrigo Cunha tem declarado que o partido pode lançar um candidato próprio na sucessão em Arapiraca. Os dois partidos realizam suas convenções nesta quarta (16).

O Cidadania confirmou o nome do advogado Hector Martins para a disputa. O Patriota o do também advogado Cláudio Canuto.

O PSOL já lançou o nome do servidor público Lindomar Ferreira para o embate e a vereadora Gilvania Barros, por sua vez, deve ter o seu nome confirmado na disputa pelo Solidariedade.