Política

Lideranças de municípios do Litoral Norte evitam falar sobre a Braskem

Personalidades políticas de Paripueira e Barra de Santo Antônio se esquivam de comentar sobre pesquisa de sal-gema na região

Por Editoria de Política com Tribuna Independente 10/09/2020 08h55
Lideranças de municípios do Litoral Norte evitam falar sobre a Braskem
Reprodução - Foto: Assessoria

A petroquímica Braskem S/A recebeu recentemente autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) para pesquisar sal-gema em sete áreas localizadas entre os municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) em junho, no entanto, os trabalhos de campo ainda não tiveram início.

A reportagem da Tribuna repercutiu essa autorização junto às administrações dos dois municípios que através de nota se manifestaram sobre o assunto.

A Prefeitura Municipal de Barra de Santo Antônio disse não ter sido notificada sobre essa autorização e só se posicionará quando receber a notificação. Já a Prefeitura de Paripueira vai aguardar que a Braskem a procure oficialmente para falar desse projeto para poder se posicionar, mas já alerta que o município não permitirá nenhuma pesquisa ou extração de sal-gema que venha a trazer prejuízos ao meio ambiente e consequentemente à população.

A reportagem da Tribuna tentou contato com a deputada estadual Cibele Moura (PSDB) – considerada liderança da região – para saber a opinião dela, mas até o fechamento desta edição a parlamentar não respondeu. O presidente da Câmara da Barra de Santo Antônio, Flávio Muskito (PL), também foi procurado pela reportagem, mas não retornou as mensagens.

FRANCISCO SALES

O vereador Francisco Sales (PSB) protocolou na Câmara de Maceió uma nota de repúdio contra Agência Nacional de Mineração (ANM), que liberou a Braskem a pesquisar sal-gema em sete áreas localizadas entre os municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio, Litoral Norte de Alagoas e pediu o cancelamento da autorização.

Segundo o parlamentar, é uma irresponsabilidade da Agência Nacional de Mineração fornecer essa liberação depois dos prejuízos causadas pela Braskem em quatro bairros de Maceió e ainda não ter uma solução definitiva para as famílias afetadas.

BRASKEM

À reportagem da Tribuna, publicada na edição de 5 e 6 de setembro, a Braskem garantiu que a pesquisa ocorrerá em áreas de fazenda nas zonas rurais dos municípios.

“A Braskem obteve alvará de pesquisa da ANM para identificar potenciais áreas de reservas de sal em Alagoas em perímetro não urbano – regiões isoladas, áreas de fazenda. A autorização para a pesquisa foi publicada no DOU em junho e vale por um período de três anos. Todos os documentos foram apresentados no processo e cumpridas as exigências do órgão regulador. As pesquisas serão feitas na região ao norte do Estado, em áreas não urbanas”, disse a empresa.