Política

3 de junho de 2020 15:30

Renan Filho destaca avanços da Educação em Alagoas com Luciano Barbosa

Gestão de Barbosa foi marcada pela reestruturação da rede estadual de ensino e avanços no Ideb em Alagoas

↑ Governador agradeceu a Luciano Barbosa pelos avanços na Educação em Alagoas Fotos: Agência Alagoas

O governador Renan Filho usou as redes sociais, na manhã desta quarta-feira (3), para agradecer ao vice-governador e secretário Luciano Barbosa pelos avanços conquistados na Educação em Alagoas.

“Quero agradecer a parceria de Luciano Barbosa, que esteve conosco à frente da Secretaria de Educação até agora. A Educação de Alagoas avançou, temos escolas em tempo integral, novos ginásios de esportes espalhados pelo estado, tivemos avanço no Ideb com destaque nacional. A hora é de agradecer e estamos juntos”, salientou Renan Filho.

Luciano Barbosa pediu exoneração do cargo e deixou a pasta nesta quarta-feira, um dia antes do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.

De acordo com a legislação, os secretários de governo que pretendem concorrer ao cargo de prefeito têm de deixar o cargo até quatro meses antes das eleições, ou seja, até a quinta-feira (4). Oficialmente, ele não confirmou sua pré-candidatura a prefeito de Arapiraca.

O lugar de Luciano Barbosa deve ser ocupado pela professora Laura Souza, que desde 2015 vem ocupando o cargo de secretaria-executiva e cuidando da área pedagógica da Seduc.

Legado

Engenheiro Civil com mestrado em Economia pela Universidade Columbia, no Estados Unidos, Luciano Barbosa já foi secretário municipal de Educação de Arapiraca, nos anos 1990 e, também, ocupou vários cargos na administração pública, como secretário estadual de Transportes e Ministro da Integração Nacional.

Em 2005 foi eleito prefeito de Arapiraca e exerceu o mandato até 2008, quando foi reeleito com mais de 90% dos votos  dos moradores da segunda maior cidade de Alagoas.

Barbosa revolucionou a educação, sendo o primeiro município de Alagoas a ter escola de tempo integral no ensino fundamental. Foram construídas dez escolas com esse modelo de ensino.

Ele também implantou as bibliotecas públicas digitais de bairros, carinhosamente denominadas de “Arapiraquinhas”, além de ter criado o Planetário Municipal e Casa da Ciência, a primeira escola municipal de circo do Brasil, Escola de Belas Artes, Memorial da Mulher e ter promovido uma mudança na estrutura urbana da cidade, com diversas áreas de convivência, a exemplo da construção do Parque Ceci Cunha, Mercado do Artesanato, Lago da Perucaba e Bosque das Arapiracas, entre outras obras marcantes.

Modelo para Alagoas

Devido a esse capital político, em 2014, Luciano Barbosa formou a chapa com Renan Filho e foi eleito vice-governador de Alagoas.

Ambos foram reeleitos na chapa em 2018 com 78% da preferência dos votos dos alagoanos.

Desde janeiro de 2015 que Luciano Barbosa estava à frente da Educação do Estado de Alagoas, sendo considerado o melhor gestor da pasta na história.

Dentre os feitos realizados, podem ser destacadas as obras de reforma e ampliação de 170 escolas da rede estadual; implantação do modelo de ensino de tempo integral em 62 escolas; construção de 60 ginásios poliesportivos, sendo nove na cidade de Arapiraca, além da implantação do ensino de Robótica em 100 escolas e aquisição de 100 ônibus para o transporte dos estudantes em toda a rede estadual.

Também foi instituído o programa Escola 10, que mobiliza os municípios a melhorarem a educação pública das crianças alagoanas, o que fez Alagoas sair das últimas posições do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e alcançar o 16º lugar no ranking nacional, uma tarefa reconhecida no país com a Ordem Nacional do Mérito Educativo, entregue pelo Ministério da Educação.

Obras em Arapiraca

Ainda na área da Educação, das 16 escolas da rede estadual de ensino, em Arapiraca, na gestão de Luciano Barbosa foi construída a Escola Militar Tiradentes e reformadas e ampliadas 15 unidades, incluindo a Escola Costa Rêgo, que está com obras em andamento.

Além disso, a juventude de Arapiraca também foi contemplada com nove ginásios poliesportivos e teve reconstruído um de seus maiores patrimônios, o ginásio da Escola Estadual Quintella Cavalcanti.

A população ainda foi beneficiada com a construção do Centro de Educação Integral Mário Cesar Fontes (CEI), que abrange as escolas Izaura Antônia de Lisboa (Epial), Pedro Reis e Quintella Cavalcanti.

O espaço de educação, esportes e lazer oferece piscina, quadra poliesportiva e pista de atletismo. A primeira etapa do CEI foi inaugurada em abril de 2018 e, atualmente, o espaço poliesportivo oferta aulas de natação centenas de alunos da rede estadual e hidroginástica para dezenas de servidores públicos e comunidade em geral.

A segunda etapa das obras está em fase de conclusão e contempla a construção de teatro/auditório e biblioteca.

Na manhã desta quarta-feira (3), ao deixar a pasta da Educação, Luciano Barbosa também usou as redes sociais e postou uma mensagem.

“Despeço-me hoje do cargo de secretário de Educação de Alagoas. Agradeço ao governador Renan Filho pela confiança e atenção dadas a essa secretaria e a mim. Continuo como vice-governador à sua inteira disposição. Agradeço aos servidores pela competência e compromisso”, enfatizou Luciano Barbosa.

Fonte: Sucursal Arapiraca

Comentários

MAIS NO TH